O vereador participou do programa "Bate Papo com o Vereador" na manhã desta sexta-feira, 23.

O vereador Péricles Régis (MDB) foi o entrevistado na manhã de hoje (23) no programa Bate-Papo com o Vereador, apresentado por Carlos Garbo e transmitido ao vivo pela TV Câmara Sorocaba. O parlamentar, que está em seu segundo mandato, falou sobre o início na vida política e o trabalho desenvolvido no Legislativo sorocabano.

Péricles Régis contou que entrou para a política incentivado por pessoas que viam nele alguém com capacidade para lutar pela cidade, visto que já se empenhava voluntariamente a buscar e divulgar vagas de emprego na cidade em um grupo da rede social Facebook. Com uma campanha feita sem dinheiro e focada nas redes sociais, na primeira eleição que disputou, em 2016, foi eleito como vereador sendo o estreante no Legislativo mais bem votado na história da cidade.

O vereador explicou que sempre atuou defendendo a bandeira da empregabilidade, antes mesmo de ser candidato, e que é um defensor da transparência pública do mandato. "Até minha equipe faço questão de mostrar quem é e como contratei", disse, destacando que as contratações foram por capacidade técnica e não por apoio em campanha.

No dia a dia da política, Péricles Régis afirmou que é preciso ampliar a formação política da população, pois muitas ainda não entendem o trabalho legislativo, sendo importante explicitar a responsabilidades de cada poder. Para isso, contou desenvolver um projeto chamado Imersão, desenvolvido pelo gabinete, trazendo pessoas interessadas em conhecer a Câmara e o trabalho de um vereador, atividade que está suspensa por conta da pandemia. "É um trabalho de formiguinha, mas que veremos resultado de médio a longo prazo", disse.

Péricles Régis explicou que no primeiro mandato como vereador desenvolveu mais de três mil ações, sem contar as emendas apresentadas a projetos. Foi presidente da Comissão de Justiça, membro da Comissão de Economia e da Mesa Diretora. Além disso, é um líder RAPS (Rede de Ação politica Pela Sustentabilidade), grupo que reúne representantes selecionados por cientistas políticos, que vão desde câmaras municipais até o senado, além de ser embaixador do Politize, uma ONG (Organização Não-governamental) que trabalha educação política e que, em breve, terá uma embaixada na cidade.

Sobre a atuação na Mesa Diretora no mandato passado, o vereador destacou a possibilidade da criação da Escola do Legislativo. "A ideia era trazer escolas e pessoas para fazer cursos", explicou, e lembrou do Time do Emprego, um curso de qualificação oferecido em parceria com o governo estadual para preparar pessoas para buscarem uma oportunidade de trabalho no mercado.

Péricles Régis defendeu a ampliação da participação popular no Legislativo, e citou algumas propostas como a tentativa de alteração dos horários de sessões ordinárias para o período alternativos, para que mais pessoas pudessem acompanhar presencialmente. Outra mudança sugerida pelo vereador, e que deverá retornar a pauta, é a redução da quantidade de títulos de cidadão oferecidos pela Câmara para valorizar a homenagem.

Sobre o trabalho desenvolvido no Legislativo, Péricles falou sobre a descentralização do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e a divulgação de vagas de emprego nos próprios municipais, economizando deslocamento das pessoas que buscam uma oportunidade.  Falou também sobre o Espaço Empreendedor que deverá ser ampliado em uma parceria com o Sebrae. "Fizemos a ponte e apresentamos ao prefeito Rodrigo Manga, e com isso será levado também às Casas do Cidadão com recursos do Sebrae", explicou.

Outra novidade apresentada por Péricles foi o aplicativo "Pertinho de Casa", criado para ajudar pequenos empreendedores que trabalham em casa, e estimular o comércio local entre a própria vizinhança. Assim o dinheiro gira dentro da cidade, queremos movimentar os pequenos empreendedores a alcançar seus clientes, e os cliente a terem acesso a uma gama de serviço perto de casa", disse.

Por fim, o vereador explicou sobre a iniciativa de parceria publico privada que desenvolveu um aplicativo voltado à educação remota, colocando conteúdo de diversas matérias em formato de jogo digital para facilitar a aprendizagem. Para acompanhar a entrevista completa, o programa Bate-Papo com o Vereador está disponível, na íntegra, no canal do Legislativo no YouTube e no Facebook, e também na programação da TV Câmara Sorocaba.