03/06/2021 12h52
atualizado em: 03/06/2021 12h55

As mudanças propostas, envolvendo a Praça Nicolau Scarpa e o entorno do Mercado Municipal, tem como meta garantir mais segurança e mobilidade

Íalo Moreira (PSC)O vereador Ítalo Moreira (PSC), por meio de três indicações na Câmara Municipal, solicita ao Executivo um conjunto de mudanças viárias no Centro da cidade, especificamente na Rua Francisco Scarpa e na Praça Nicolau Scarpa, envolvendo o estacionamento do Mercado Municipal, com o objetivo de melhorar o fluxo dos ônibus do transporte coletivo urbano e garantir a segurança dos pedestres que passam pelo local.

Numa das indicações, o vereador solicita a implantação de ponto de ônibus no recuo localizado na Rua Francisco Scarpa, substituindo o ponto situado na Praça Nicolau Scarpa, no Centro. “Atualmente, existe um ponto próximo, na Praça Francisco Scarpa, mas essa localização não é apropriada, causando engarrafamentos frequentes”, afirma Ítalo Moreira, observando que o recuo da Rua Francisco Scarpa, na altura do número 130, é utilizado indevidamente como estacionamento, quando deveria ser área de carga e descarga.

Liberação de estacionamento – Em consequência sugestão da indicação anterior, Ítalo Moreira, por meio de uma segunda indicação, solicita ao Executivo que a via atualmente utilizada como estacionamento do Mercado Municipal, na Praça Nicolau Scarpa, passe a ser utilizada pelos ônibus do transporte público, tendo em vista que seu acesso à Rua Francisco Scarpa é mais seguro para os motoristas e pedestres.

“Atualmente, ao utilizar a via inferior da Praça Nicolau Scarpa, os veículos tendem a realizar curva muito fechada ao adentrar a Rua Francisco Scarpa, no sentido da Avenida Afonso Vergueiro. Trabalhadores locais já presenciaram a lateral do ônibus encostar-se aos pedestres na calçada da Rua Francisco Scarpa”, afirma o vereador, alertando para os riscos de acidentes e reiterando que esse problema pode ser resolvido com a utilização do atual estacionamento do Mercado Municipal para trajeto dos ônibus.

Carga e descarga – Por fim, através de uma terceira indicação, Ítalo Moreira solicita a alteração da área para carga e descarga do Mercado Municipal, sugerindo que seja mudada da Rua Francisco Scarpa para a Praça Nicolau Scarpa, em via paralela ao referido Mercado Municipal. “Atualmente, está sendo utilizado, para carga e descarga do Mercado Municipal, um trecho da Rua Francisco Scarpa, o que gera frequentes engarrafamentos no local. Ao lado do Mercado, há uma via dupla com espaço adequado para sua utilização como área de carga e descarga”, explica o parlamentar.