11/06/2021 14h57

Por medida de segurança sanitária, os servidores estão atuando em escala de revezamento e a entrada de público na Casa de Leis segue restrita.

A Câmara Municipal de Sorocaba voltou às atividades presenciais nesta sexta-feira, 11, após o período de 14 dias de fechamento por conta de surto de Covid-19 entres os funcionários do Legislativo. Por medida de segurança sanitária, os servidores estão atuando em escala de revezamento, em horário de expediente das 8h às 14h, e a entrada de público na Casa de Leis segue restrita. Essas e outras informações relativas a pandemia foram apresentadas hoje, no Boletim Semanal sobre dados relativos à doença.

De acordo com o secretário geral Jonata Elias Mena, atualmente são quatro funcionários afastados por conta da doença, sendo que um está internado em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). "Seu quadro clinico melhorou na última semana e a Mesa Diretora e todos os funcionários seguem irmanados torcendo pela sua total recuperação, assim como a de todos os nosso amigos", disse.

Em 2021, até o momento, foram registrados 78 casos confirmados da doença na Câmara Municipal, sendo dois vereadores (Cristiano Passos e Claudio Sorocaba). Já em 2020, forma 32 casos confirmados, sendo nove vereadores.

O secretário informou que, em respeito ao Plano São Paulo de combate ao coronavírus, e às recomendações da Vigilância Epidemiológica de Sorocaba, as sessões do Legislativo ocorrerão de forma virtual, às terças e quintas-feiras, com a participação remota dos vereadores, via internet.

"Devido ao Plano São Paulo, precisamos seguir regras rígidas de precaução para manter a segurança sanitária e evitar a interrupção dos serviços legislativos", explicou Mena. Uma das medidas é a restrição à presença de público na sede da Câmara, porém os trabalhos na Casa de Leis podem ser acompanhados pela população através das transmissões pelas redes sociais, TV e Rádio Câmara Sorocaba.

"Pedimos encarecidamente, para proteção de todos, que a população evite vir até a Câmara pois infelizmente não poderão ser atendidos presencialmente, mas os assessores e vereadores continuam trabalhando normalmente, e qualquer pessoa pode entrar em contato via telefone e redes sociais que serão muito bem atendidos e orientados", ressaltou.

Durante o período em que o prédio da Câmara Municipal esteve fechado, os trabalhos do legislativo não forma paralisados, por conta do sistema home office implantado pelo Legislativo e o fim de projetos em papel entre Câmara e Prefeitura. O secretário geral divulgou também que, mesmo com a pandemia, os vereadores e servidores têm batido recordes de produção no ano.

"Até ontem, dia 10 de junho, a Câmara Registrou 3.569 proposituras, sendo 195 Projetos de Lei, 10 Projetos de Emenda a Lei Orgânica do Município, 18 Projetos de Resolução Interna, 20 Decretos Legislativos, 35 Moções, 1896 Indicações e 1396 Requerimentos. Ou seja, a Câmara não parou, apesar de fechada", disse Mena.

O secretário geral também ressaltou o pedido para que a população continue a seguir os protocolos de segurança para se proteger da Covid-19. "Somente com nossa conscientização é que podemos sair dessa situação, então vamos manter o distanciamento social, evitar aglomerações, sair de casa somente se necessário, uso de máscara e álcool em gel para que em breve a gente possa ter nossa realidade de volta e a casa de leis abertas, pois já estamos com saudade de ter a  população nos visitando e participando ativamente dos nossos trabalhos".