13/07/2021 15h38
atualizado em: 13/07/2021 15h44

Iara Bernardi (PT) e Fernanda Garcia participaram do programa Radar Cidadão ao lado de Lourdes Lieje, do Movimento Negro Unificado.

A importância das lideranças comunitárias na política foi o tema do programa Radar Cidadão, transmitido ao vivo, na tarde desta terça-feira (13) pela Rádio e TV Câmara Sorocaba, com a participação das vereadoras Iara Bernardi (PT) e Fernanda Garcia (PSOL), juntamente com Lourdes Lieje, coordenadora do Movimento Negro Unificado, Núcleo Sorocaba.

Iara Bernardi iniciou a conversa lembrando que, desde que iniciou como vereadora, em 1983, as mulheres sempre se destacaram como lideranças de bairros. Ela, inclusive, contou que incentivava a formação de associações de moradores, porém para as representações formalizadas eram indicados homens. "As mulheres faziam as mobilizações, sabiam dos problemas do bairro, e na hora de formalizar a representação indicavam um homem. Hoje acho que as coisas mudaram um pouco", contou.

A vereadora destacou a necessidade de formação para que as lideranças conheçam mais a fundo as leis e como funcionam as politicas públicas, para reivindicar com precisão "o que lhes é de direito". Citou a importância do uso da tribuna popular da Câmara Municipal, como espaço de reivindicações, e o curso de Promotoras Legais Populares, há quase 20 anos em Sorocaba, que difunde o conhecimento entre as mulheres.

A vereadora Fernanda Garcia disse que mantém contato com várias lideranças que mesmo sem conhecimento buscam por reivindicações. Ela lembrou de lideranças comunitárias históricas de bairros da cidade, que conquistaram serviços públicos importantes para as comunidades, e também destacou a importância de cursos de formação para ampliar o conhecimento dessas pessoas que militam nos bairros e nas cidades. "Isso é libertador, essas organizações são fundamentais, os cursos são um espaço a mais e fortalece a luta dessas mulheres", disse.

Coordenadora do Movimento Negro Unificado, Lourdes Lieje explicou que a entidade existe há 43 anos, mas em Sorocaba atua desde 13 de maio de 2021, com diretrizes e trabalhos sendo realizados nas áreas de grupos de matrizes africanas, jovens, empreendedorismo, feminismo. "Vem caminhando nessa frente em defesa da comunidade, da população negra, onde ela estiver", resumiu.

Como liderança, Lourdes contou que a base feminina é importante para despertar interesses. Ela destacou faz parte da organização de um curso para lideranças comunitárias, promovido pelo Sesc Sorocaba, de forma online, que será realizado de 5 de agosto a 25 de novembro, com 80% das vagas destinadas para comunidade negra e indígena. "O curso é totalmente gratuito, no período da noite, com uma formação para liderança que vai instrumentalizar e dialogar melhor tudo aquilo que ela necessita", disse.

Conselhos Municipais - Outra ferramenta para ampliar a participação popular e de lideranças comunitárias nos debates de políticas públicas são os conselho municipais, como disseram as vereadoras Iara Bernardi e Fernanda Garcia. Iara aproveitou para convidar a população para a Audiência Pública que será realizada na noite desta terça-feira (13) , com o tema  Breve história do feminismo no Brasil, em homenagem aos 34 anos do Conselho da Mulher de Sorocaba.

"Os conselhos municipais também são espaço de participação comunitárias, abertos para que essas liderança entendam o que são politicas públicas e possam atuar com conhecimento de forma mais aprofundada", contou Iara. A vereadora destacou ainda o papel importante da TV Câmara, que tem aberto espaço para reuniões dos conselho com transmissão ao vivo para toda a cidade.

"Na falta hoje, com a pandemia, de espaços e agendas, a TV Câmara tem sido muito eficiente e importante para que as pessoas possam participar desses conselho que debatem politicas publicas da cidade".

Fernanda Garcia lembrou que ainda que a Câmara Municipal irá realizar, entre os dias 19 e 23 de julho, uma semana em celebração ao Dia Municipal da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, instituído por lei municipal de autoria da própria vereadora, em 2018. "Será uma semana com debates de representações e lideranças sobre a questão da mulher negra e a Câmara também da suporte a esse debate. É um espaço importantíssimo", disse.