17/07/2021 11h52
atualizado em: 17/07/2021 11h54

A Câmara também aprovou a autorização para que a Prefeitura contraísse financiamentos, permitindo a realização da obra

O presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL), e vereadores da Câmara Municipal participaram da inauguração do viaduto "Fernando Dini Neto", que liga as avenidas Ipanema e JJ Lacerda, na Zona Norte da cidade, ao lado do prefeito Rodrigo Manga e de outras autoridades e moradores daquela região. Além da lei que dá o nome ao viaduto, a Câmara também aprovou a autorização para que a Prefeitura contraísse financiamentos, permitindo a realização desta obra e de outras pela cidade.

O presidente Cláudio Sorocaba, lembrou que a Câmara foi fundamental para a aprovação desses projetos de financiamento que possibilitam obras grandes como essa. "Governar para os ricos é fácil. Mas ontem estávamos amassando barro nas comunidades mais carentes de Sorocaba com nosso prefeito, e por isso sabemos que nosso trabalho é para quem mais precisa, para a comunidade carente da nossa cidade", explicou o presidente.

O vereador Fernando Dini, fez uma homenagem ao tio, que dá nome ao viaduto. "É com muita honra que a Câmara Municipal de Sorocaba, por iniciativa deste vereador, confere o nome de “Viaduto Fernando Dini Neto” a esta importante obra viária de nossa cidade. Que a solidez do concreto seja capaz de expressar não apenas o trabalho que marcou a vida
de Fernando Dini Neto, mas também os ideais que guiavam seus passos, numa vida que soube conjugar, concretamente, sonho e ação", exclamou.

O líder do governo no Legislativo, vereador João Donizeti, disse que a obra é uma "passo importantíssimo para o avanço e o futuro da cidade. Nós aprovamos na Câmara esses financiamentos internacionais que são fundamentais para o futuro, que começaram com o ex-prefeito Vitor Lippi e que agora o prefeito Manga mantém. É o poder de sonhar e ter esperança. Nós, os legisladores, temos que apoiar isso", disse.

O vereador Fábio Simoa, afirmou que é "uma honra participar e estar junto na inauguração de uma obra viária tão importante na nossa cidade". Já o vereador Cristiano Passos, explicou que a homenagem "não se trata de passado, mas sim de legado, já que o homenageado sempre será lembrado quando alguém passar por essa ponte". Vereador Rodrigo do Treviso, morador da Vila Helena, disse que a "Zona Norte merece uma obra como essa".

O prefeito Rodrigo Manga disse que o objetivo é conviver em uma cidade "sem brigas políticas. A população não aguenta mais tanta picuinha. Nós queremos obras para o avanço e progresso da nossa Sorocaba".

Também participaram da solenidade os deputados federais Vitor Lippi, Deputado Federal Herculano Passos, Jeferson Campos, a deputada estadual Maria Lucia Amary, a primeira-dama Sirlange Frate, e secretários municipais.

O Viaduto

O viaduto Fernando Dini Neto, entre as avenidas J.J. Lacerda/Avenida Ipanema é parte do complexo viário Franco Montoro e faz rede com o eixo Norte/Sul do sistema BRT Sorocaba. Essa região registra a circulação de mais de 80% das linhas do transporte coletivo da cidade, por onde passam mais de 2,8 mil veículos, por hora, informa a Semob.

A implantação do viaduto proporciona uma ligação direta e deve eliminar 60% do volume veicular na interseção da Avenida Ipanema com a Avenida J.J. Lacerda. O dispositivo permitirá o encurtamento do tempo para motoristas que se dirijam à Zona Norte, vindos das regiões do Alto da Boa Vista, Zona Industrial e das Vilas Progresso e Santana.

Motoristas em direção às Vila Fiori, Hungarês e Brasilândia, por exemplo, acessarão essas localidades pelas pistas baixas, sem necessidade de uso do viaduto. As mesmas vias serão utilizadas por veículos rumo à Vila Carvalho, Trujillo e Altos da Vila Barão, que terão mais facilidade de trânsito com a interligação da Avenida J.J. Lacerda à Avenida Brasil, cortando a Avenida Ipanema, na parte inicial da Praça Adolpho Hannickel.