19/07/2021 14h30
atualizado em: 19/07/2021 14h38

Entidade foi criada para gerir projetos e captar recursos para financiamento de obras na cidade.

A Prefeitura de Sorocaba realizou, na manhã desta segunda-feira (19), a cerimônia de inauguração do Centro de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação (CADI), entidade criada para gerir projetos e captar recursos para financiamento de obras na cidade. A solenidade, comandada pelo prefeito Rodrigo Manga, contou com a participação dos vereadores João Donizeti (PSDB), Ítalo Moreira (PSC), Fábio Simoa (Republicanos), Cristiano Passos (Republicanos), Vinícius Aith (PRTB), Luis Santos (Republicanos) e Dylan Dantas (PSC). Além dos representantes da Câmara Municipal, o evento também contou com a presença do secretariado municipal e o deputado federal Guiga Peixoto.

Na cerimônia, a coordenadora do CADI, Jéssica Pedroso, falou sobre os objetivos da unidade administrativa e apresentou os servidores responsáveis pelo trabalho de captação de recursos e gestão de projetos.  Na sequência, o secretário de Administração (Sead), Fausto Bossolo, e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirlange Maganhato, destacaram a importância do CADI para o desenvolvimento da cidade.

O vereador Vinícius Aith se disse feliz por ter participado da aprovação do projeto de criação do CADI na Câmara Municipal e lembrou que a cidade ja perdeu mais de R$ 40 milhões em recursos por falta de projeto que agora poderão ser desenvolvidos. "É daqui que começa a primeira captação de recursos para tampar um buraco, fazer lombada, pra fazer aquilo que vai resolver na outra ponta, que é a população."

Da mesma forma, Ítalo Moreira falou do trabalho de captação de recursos para Sorocaba, com deputados e senadores, e destacou o apoio do CADI. Fábio Simoa lembrou da necessidade da Prefeitura se modernizar e que a nova unidade administrativa é uma iniciativa para trazer melhorias e recursos para o município.

Dylan Dantas disse que todos querem "ver uma Sorocaba firme, forte, rumo ao futuro, ao progresso e ao sucesso". Segundo ele, os poderes de Sorocaba estão em sintonia para buscar o melhor para a cidade e quem ganha com isso é a população.

Líder do governo na Câmara, o vereador João Donizeti defendeu a criação da equipe do CADI para desenhar projetos e encurtar o tempo necessário para que os recursos venham para Sorocaba, lembrando a a capacidade limitada de investimentos do município. "É super importante ter essa equipe técnica senão as coisas não acontecem. E nossa única fonte de desenvolvimento para a cidade passa necessariamente por ter esses recursos. Eu tenho certeza que nos próximos três anos e meio vamos avançar bastante nos investimentos da infraestrutura de Sorocaba".

Já o vereador Pastor Luis Santos disse que o CADI é um ganho fantástico para o município e afirmou que a unidade administrativa "está em mãos maravilhosas e capazes", com uma equipe focada em resultados e não perder tempo.

O prefeito Rodrigo Manga contou que o CADI foi trabalhado em todos os momentos da construção do plano de governo e parabenizou o trabalho da coordenadora Jéssica Pedroso,  responsáveis pela idealização e criação da entidade. Ele enalteceu o trabalho dos vereadores e apoio na iniciativa  e disse que o principal objetivo do CADI será angariar recursos do governo federal, estadual e iniciativa privada.

De acordo com Manga, Sorocaba, que havia perdido R$ 40 milhões em recursos do governo federal por falta de projetos e que até então havia conseguido o máximo histórico de R$ 12 milhões em emendas parlamentares, em apenas sete meses de atuação do CADI bateu o recorde de R$ 48 milhões em emendas impositivas e extras. "E tem mais pra acontecer", afirmou. Ao final, o prefeito e os vereadores fizeram o descerramento da placa inaugural da entidade.