21/07/2021 14h14
atualizado em: 21/07/2021 14h25
Facebook

Tema foi abordado no programa Diálogos, que contou com a participação dos vereadores Rodrigo do Treviso (PSL) e Fernanda Garcia (PSOL)..

O programa Diálogos, realizado pela Escola do Legislativo e transmitido ao vivo pela TV Câmara, discutiu, na manhã desta quarta-feira (21), a importância das hortas comunitárias para o município, com a participação de especialistas na área. O debate faz parte das discussões sobre o tema que estão sendo realizadas na Câmara Municipal, por iniciativa da vereadora Fernanda Garcia (PSOL) e em razão do Projeto de Lei nº 042/2021, de autoria do vereador Rodrigo do Treviso (PSL), que cria o Programa de Incentivo à Implantação de Hortas Comunitárias e Familiares em Sorocaba.

Rodrigo do Treviso lembrou que a cidade possui muito terrenos públicos tomados por entulho e que poderiam ser utilizados de forma mais consciente. Segundo ele, o projeto, além de estimular a criação de hortas,  tem como finalidade ajudar desempregados a terem oportunidade de trabalho, além de proporcionar que pessoas de baixa renda a ter acesso aos alimentos com baixo custo. "A ideia é ajudar toda a população", resumiu, destacando ainda a possibilidade de utilizar as hortas na educação ambiental de crianças.

Para Fernanda Garcia, o estimulo ao desenvolvimento de hortas comunitárias vai fomentar, além da geração de renda, os debates sobre educação e segurança alimentar, com a produção de alimentos livre de agrotóxicos, e o desenvolvimento de políticas publicas para a manutenção dos espaços, com convenio entre a prefeitura e universidades para oferecer suporte aos produtores e famílias que atuam nas hortas. "Muitas pessoas querem produzir em hortas comunitárias e urbanas, mas não sabem como. Nosso objetivo enquanto mandato é dar vasão a isso e contribuir para que as pessoas que querem participar tenham esse suporte", explicou.

Convidada do programa, a jornalista, agricultora urbana, fundadora do grupo hortelões e co-deputada na Assembleia Legislativa de São Paulo, Cláudia Visoni, falou sobre as hortas comunitárias como meio de transformação de vida. Ela participa de um grupo no Facebook, criado para organizar hortas na cidade de São Paulo, onde são discutidas experiências e oferecida ajuda às pessoas interessadas em iniciar plantios domésticos.

Claudia fez um resumo sobre a relação entre cidades e hortas urbanas que, com o passar do tempo, foram esquecidas, mas que necessitam ser retomada por conta do difícil cenário da situação climática mundial. Segundo ela, para garantir a segurança alimentar, será necessário que as pessoas voltem a produzir os próprios alimentos.

A jornalista contou que ajuda a manter duas hortas na cidade de São Paulo, sendo uma em plena avenida Paulista, no centro da cidade. "É o marco zero das hortas em São Paulo e  uma manifestação política, pois se da pra fazer horta até na avenida Paulista, em qualquer outro lugar é muito fácil", disse, lembrando ainda que o espaço já motivou até mesmo um profissional de tecnologia e decidiu mudar de profissão e se tornar agricultor.

Outra participante do programa, a doutora em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis pela Universidade Federal de São Carlos, Carina Pensa, contou sobre o trabalho de pesquisa para desenvolver a tese de doutorado que trata da "provisão de serviços ecossistêmicos na agricultura urbana”. Ela explicou que pesquisou o desenvolvimento de hortas em cidades como Sorocaba, São Paulo, Paris e Londres, e chegou à conclusão de que a agricultura urbana é uma atividade "socialmente justa, economicamente viável e importante para o meio ambiente", disse.

Carina ainda destacou que a hortas comunitárias e urbanas possibilitam o desenvolvimento das PLANCS (plantas alimentícias não convencionais), que muitas pessoas por vezes confundem com mato, mas que possuem alto valor nutricional. "São espécies que não estamos acostumadas a comer, como ora pro nobis, peixinho, e diversas variedades de plantas que a agricultura urbana tem resgatado, que podem ser consumidas, que crescem super fácil e são ótimas para a saúde também", explicou.

As convidadas estimularam as pessoas interessadas em iniciar hortas, lembrando ser necessário apenas infraestrutura, espaço e força de vontade. Fernanda Garcia aproveitou para explicar que a Câmara Municipal tem um projeto piloto para a implantação de uma horta comunitária na sede do Legislativo. "É para a comunidade ver que é possível, para a Câmara dar o exemplo", disse. Ela também contou que está prevista a instalação de uma composteira para estimular o surgimento em outros espaços, e que essas proposta são resultado da audiência pública sobre o tema, realizada no dia 1º de julho.

Rodrigo do Treviso disse que apoia a iniciativa e que pretende ajudar, pois tem experiência em trabalhar na terra. As convidada se colocaram a disposição para uma capacitação dos interessados em participar da criação da horta.

O Diálogos contou com a mediação do mestre de cerimônias Paulo Marquez, e a participação do secretário de Comunicação Institucional, Fábio Mascarenhas, e o diretor da Escola do Legislativo, Anderson Santos. O programa pode ser conferido na íntegra durante a programação da TV Câmara Sorocaba (nos canais 4 da Net, 9 Vivo e 31.3 em sinal digital aberto) e também nas redes sociais do Legislativo.