23/07/2021 12h10
atualizado em: 23/07/2021 12h11

Em boletim divulgado na manhã desta sexta-feira (23), diretor geral conta que não há nenhum funcionário afastado por conta da doença.

A Câmara Municipal divulgou, na manhã desta sexta-feira (23), os números atualizados sobre a Covid-19 no Legislativo. As informações foram apresentadas pelo diretor geral Jonata Mena, que afirmou não haver mais nenhum funcionário afastado por conta da doença. "Graças a Deus as medidas tomadas tem surtido efeito e hoje estamos com a Câmara sem funcionários debilitados", disse.

Mena lembrou que apenas um novo caso havia sido confirmado desde a divulgação do boletim anterior, mas a pessoa já está recuperada e de volta ao trabalho. Até o momento, no Legislativo, foram registrados 91 casos confirmados da doença em 2021, sendo cinco vereadores (Fernando Dini, Dylan Dantas, Cristiano Passos, Claudio Sorocaba e Ítalo Moreira). No ano passado, foram 32 casos confirmados da Covid-19, sendo nove vereadores.

De acordo com o diretor, em respeito ás orientações do Plano São Paulo de Combate ao Coronavírus e às recomendações da Vigilância Epidemiológica do município, a Câmara Municipal realizou, nesta semana, as sessões extraordinárias de forma virtual, com a participação remota dos vereadores, via internet.

Também por conta do Plano São Paulo, o Legislativo mantém regras rígidas de precaução para manter a segurança sanitária de servidores e da população e evitar a interrupção dos serviços legislativos, como já ocorreu em dois momentos. Uma das medidas, que segue vigente, é a restrição à presença de público na Casa de Leis. A população, porém, pode acompanhar todos os trabalhos realizados na Câmara Municipal através das transmissões realizadas pelas redes sociais, rádio e TV Câmara.

Mena destacou que a Câmara teve melhorias implantadas pelo setor de informática, com aumento de velocidade da rede de internet, para melhorar o trabalho de funcionários e garantir o acompanhamento dos trabalhos pela população. Ele lembrou que as sessões extraordinárias de quinta-feira, realizadas de forma virtual, duraram nove horas, sem nenhuma interrupção nas transmissões.

A Câmara Municipal segue em plena atividade mesmo durante o recesso legislativo, que se encerra na próxima sexta-feira. Na volta da sessões ordinárias, a Mesa Diretora deverá se reunir para optar pelo modelos misto, no qual os parlamentares poderão optar por comparecer presencialmente ao plenário, em virtude das novas regras do Plano São Paulo.

Atividades legislativas - O diretor geral da Câmara contou que durante a semana foram realizadas três sessões extraordinárias virtuais para debater importantes projetos, como na área da habitação, que permite o início do Projeto Casa Nova Sorocaba, e o marco de liberdade econômica no município.

"Mesmo com todas as dificuldades, os vereadores e servidores tem batido novo recorde de produção", disse. Segundo Mena, até o dia 22 de julho, foram registradas 4.633 propositura, sendo 269 projetos de lei, 16 projetos de emenda à lei orgânica (Pelom), 23 projetos de resolução interna, 32 decretos legislativos, 46 moções, 2.451 indicações e 1.796 requerimentos.

Ao final, Jonata Mena fez um apelo para que a população continue a se proteger contra a Covid-19. "Estamos com o avançar das vacinas e pedimos que a população fique atenta à idade e não escolha vacina, vacina boa é vacina no braço. Peço para que continuem com as medidas de segurança, com hábitos de higiene, álcool gel, uso de máscara e evitar aglomeração para que assim voltemos a um normal com mais brevidade".