08/09/2021 17h22
atualizado em: 08/09/2021 17h24

Procedimento será realizado pelo e-mail protocolo@camarasorocaba.sp.gov.br

Com o objetivo de manter o máximo possível a utilização de ferramentas digitais para garantir a segurança de todos, a Câmara de Sorocaba tornou permanente o recurso de protocolo de documentos on-line. Com isso, vereadores, servidores, autoridades de outros órgãos municipais e até mesmo a população em geral poderão efetuar seus protocolos à distância, sobretudo enquanto durar a pandemia do coronavírus.

Os arquivos devem ser encaminhados para o e-mail protocolo@camarasorocaba.sp.gov.br, estar em formato PDF (inclusive seus anexos) e conter a assinatura do solicitante, seja digital ou de próprio punho. A medida abrange documentos diversos, exceto as matérias legislativas, que deverão ser protocoladas exclusivamente de maneira presencial.

Documentos que forem enviados aos sábados domingos e feriados ou fora do horário de expediente serão protocolados no próximo dia útil, entre 8h e 17h. O solicitante receberá uma resposta de confirmação com o número de protocolo. O documento enviado virtualmente não deve ser entregue impresso na seção de protocolo, a fim de não gerar duplicidade.

“Acreditamos que algumas atitudes necessárias nesse período que passamos recentemente podem ser aperfeiçoas e agregadas em nossas atividades”, explica o diretor da Divisão de Expediente Legislativo da Câmara de Sorocaba, Pedro Américo. “Durante a quarentena e o tempo de distanciamento social, abrimos um e-mail temporário para que o serviço de protocolo fosse mantido. Agora, com o retorno gradual das atividades presenciais, manteremos essa prática para autoridades e munícipes que precisem apresentar alguma documentação na Câmara. É uma forma de aumentar a mobilidade e celeridade dos processos, bem como uma maneira de diminuir o uso de papéis impressos”.

O endereço de e-mail protocolotemporario@camarasorocaba.sp.gov.br, que funcionava em caráter excepcional, será desativado.