13/09/2021 14h00
Facebook

Na entrevista à TV Câmara, a vereadora também falou sobre o Programa Maria da Penha Vai à Escola, instituído por lei de sua autoria

O fortalecimento dos conselhos municipais, a presença de psicólogos nas escolas e o Programa Maria da Penha Vai às Escolas, além da crise hídrica, foram temas abordados pela vereadora Fernanda Garcia (PSOL) em entrevista ao programa “Bate-Papo com os Vereadores”, da TV Câmara, na manhã desta segunda-feira, 13. No programa conduzido pelo apresentador Carlos Garbo, a vereadora também falou de outras ações de seu mandato.

Fernanda Garcia é contrária à venda do prédio do Fórum Velho de Sorocaba, anunciada pelo governo do Estado, e lembrou que, no referido prédio, tombado pelo patrimônio histórico, já funcionou a Oficina Grande Otelo, que, no passado, antes de ser desativada, oferecia uma série de atividades culturais, envolvendo os setores artísticos da cidade. Para a vereadora, que participou de um abraço simbólico ao prédio, promovido por artistas no último sábado, a Prefeitura deveria pedir a concessão do antigo Fórum para reativar a Oficina Grande Otelo, que poderia fazer parte de uma rota turística da cidade.

Violência doméstica – Autora da Lei 12.301, de 17 de maio de 2021, que institui o Programa Maria da Penha Vai à Escola e a Campanha Agosto Lilás, a ser realizada, anualmente, durante o mês de agosto, Fernanda Garcia ressaltou a importância desse programa como forma de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha, por meio de conversas e palestras com os alunos. A vereadora também defende a elaboração de um dossiê sobre as mulheres que sofrem violência doméstica, conjugando dados de toda a rede de apoio para se ter um diagnóstico da realidade dessa violência capaz de alicerçar políticas públicas para combatê-la.

A vereadora também cobrou a realização de concursos públicos para a contratação de psicólogos e psicopedagogos para trabalhar não só com os alunos, mas também com os professores, ressaltando que o corpo docente também enfrenta diversos problemas. “O número de psicólogos é muito reduzido na rede municipal de ensino e precisa ser ampliado”, destacou, enfatizando a necessidade de concurso.

Na entrevista, Fernanda Garcia também falou, entre outras questões, sobre o Plano Plurianual, as hortas comunitárias e a crise hídrica – objeto de um ciclo de debates que vem realizando na TV Câmara todas as sextas-feiras, no final da tarde, com a participação de especialistas, e que irá culminar com a realização de uma audiência pública no dia 24 de setembro, às 19 horas. “A água é um bem público e um direito de todos, não uma mercadoria”, enfatiza. Por fim, a vereadora discorreu sobre diversas demandas da população que foram objeto de requerimento de sua autoria.