16/09/2021 17h02

Programa, realizado na tarde desta quinta-feira (16), contou com a participação dos vereadores que integram a Comissão de Esporte e Cultura da Câmara.

O esporte e a cultura de Sorocaba foram tema do programa Comissões em Debate, transmitido ao vivo, na tarde desta quinta-feira, pela TV e rádio Câmara Sorocaba. O assunto foi abordado e discutido pelos vereadores que integram a Comissão de Cultura e Esportes do Legislativo, que tem como presidente Fausto Peres (presidente), e Silvano Júnior (Republicanos) e Fabio Simoa (Republicanos) como membros. A atração, apresentada pelo jornalista Carlos Garbo, também contou com a participação de Wilson Vieira, presidente da TV Com Sorocaba e ex-tesoureiro do Esporte Clube São Bento.

Na oportunidade, os parlamentares explicaram sobre as funções da Comissão de Cultura e Esportes da Câmara Municipal, responsável por analisar e apresentara pareceres sobre proposituras que envolvem os dois temas. O mais recente, segundo Fausto Peres, foi o parecer para aprovação do projeto de lei que trata de autorização para artistas populares atuarem em espaços públicos da cidade. Também foi tratado sobre o projeto de lei, de autoria do presidente da comissão, que decreta o dia 13 de setembro como Dia Municipal do Torcedor São-bentista, mesma data em que é celebrado o aniversário do Esporte Clube São Bento.

O futuro do clube sorocabano foi discutido pelos participantes, que ressaltaram a importância do São Bento como representante de Sorocaba e apresentaram sugestões para o crescimento da equipe. "Já imaginou uma escolinha do São Bento em cada centro esportivo?", questionou Fausto Peres. Wilson Vieira destacou a importância do fomento de iniciativas esportivas e culturais no município, citando como exemplo a orquestra filarmônica jovem, que já atendeu mais de mil jovens sorocabanos, e um projeto social que em parceria com o Sesi formou uma equipe campeã de ginástica olímpica.

Os vereadores falaram dos atletas sorocabanos que representaram o Brasil nas últimas olimpíadas, em Tóquio, e comentaram sobre projetos, leis específicas e recursos disponíveis para o desenvolvimento do esporte no município. "Tanto na cultura como no esporte, nós estamos percebendo as melhorias que estão acontecendo", afirmou Fausto Peres, lembrando que nesta semana a prefeitura conseguiu receber o prédio do antigo Fórum Velho como doação do Governo Estadual. "E nós, aqui na Câmara, queremos ter a oportunidade de ajudar", afirmou o presidente da comissão.

O programa Comissões em Debate está disponível na integra nas redes sociais do Legislativo (Youtube e Facebook) e na grade de programação da TV Câmara Sorocaba.