21/10/2021 07h45
Facebook

A sessão solene em homenagem à entidade foi prestigiada por várias autoridades e voluntários da entidade homenageada

A Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, uma entidade sem fins lucrativos que atua na prevenção do câncer de mama e ginecológico desde 1975, foi homenageada pela Câmara Municipal de Sorocaba em sessão solene realizada na noite de quarta-feira, 20. A iniciativa foi do vereador Cristiano Passos (Republicanos), que destacou a importância do trabalho que a entidade realiza e os relevantes serviços que presta ao município, especialmente na área da saúde.

Além do vereador Cristiano Passos, que presidiu os trabalhos, a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, Márcia Cristina Rodrigues; deputado estadual Gilmaci Santos (Republicanos); Marcelo Regalado, secretário da Fazenda, representando o prefeito Rodrigo Manga; Laelso Rodrigues, da Fundação Ubaldino do Amaral; ex-deputada estadual Rita Passos, representando o deputado federal Herculano Passos (MDB-SP); e o médico Leandro Fonseca. 

Também estiveram presentes as seguintes autoridades: presidente da Loja Maçônica Perseverança III, Manuel Francisco Vasquez; secretário de Esportes e Lazer, Pedro Roberto Pereira de Souza; ex-presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, Maysa Miceli Santini de Souza; diretor das Farmácias Farmamed, José Alberto Cépil; as médicas Ana Helena Isper Rodrigues Meireles da Fonseca e Camila Tijon; a presidente da Fraternidade Feminina da Loja Maçônica Perseverança III, Gisele Vasquez; o secretário-geral da Câmara, Jônata Mena; a esposa do vereador Cristiano Passos, Gil Passos; o assessor parlamentar Edson Prieto, representando o vereador Dylan Dantas (PSC); e o desportista João Batista Lopes Abelha. O evento contou com apresentações musicais de Auro Camargo (voz e teclado), servidor da Casa.

“Trabalho de excelência” – Cristiano Passos, em seu discurso, destacou o “trabalho de excelência” da entidade: “Quando uma pessoa recebe um diagnóstico de câncer, geralmente ela não sabe como reagir. É aí que entra o trabalho de acompanhamento que a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer realiza com primazia, ajudando as mulheres diagnosticadas com câncer de mama e ginecológico. Muitas vezes, o ‘psicológico’ da pessoa com câncer atrapalha sua recuperação. Por isso, o trabalho dessa entidade é essencial. Estive em sua sede e pude ver que se trata de um trabalho de excelência, feito há muitos anos por voluntários. Muitas pessoas se recuperaram graças ao trabalho de vocês. Contem conosco”, afirmou, destacando, ainda, o trabalho de prevenção do câncer realizado pela entidade e lembrando que, quando mais precocemente se descobre a doença, maior é a chance de cura.

No final da solenidade, a presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, Márcia Cristina Rodrigues, agradeceu o vereador pela homenagem e destacou o papel dos voluntários nos 46 anos de trabalho da entidade. “Que Deus nos dê força para continuarmos nessa luta e levarmos muito amor para as nossas assistidas”, enfatizou, emocionada. Antes, o voluntário André Gustavo Rodrigues Monteiro Amorim, terapeuta integrativo da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, falou em nome dos voluntários que atuam na entidade em diversas áreas. “O trabalho voluntário não espera retribuição, mas ela vem num sorriso, na recuperação de nossas assistidas. Sorocaba, o Brasil e o mundo precisa de mais voluntários”, disse.

O médico Leandro Fonseca explicou que o diagnóstico de câncer exige vários exames complementares e observou que esse é um problema da saúde pública, em que os exames podem demorar meses ou anos e o paciente acaba morrendo. “É no começo, quando a célula está começando a diferenciar, criando uma metaplasia, que se tem o momento correto para o diagnóstico precoce. O tratamento nesse ponto é muito mais simples. Infelizmente, na nossa saúde pública, um exame pode demorar meses ou anos de espera e, quando o paciente é chamado para fazer o exame, ele não está mais vivo. Isso é muito triste”, lamentou, enfatizando que, em face disso, o trabalho da Liga de Combate ao Câncer torna-se ainda mais essencial. O médico também conclamou as mulheres a não descuidar da prevenção.

Rita Passos parabenizou a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer pelo trabalho humanizado e também o vereador Cristiano Passos pela homenagem, destacando que o deputado federal Herculano Passos tem priorizado a saúde em suas emendas parlamentares, inclusive destinando recursos para Sorocaba. Por sua vez, o deputado estadual Gimaci Santos disse que a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer é um exemplo de trabalho voluntário que merece ser replicado em todas as cidades. Representando o prefeito Rodrigo Manga, o secretário Marcelo Regalado disse que o prefeito “cuida não só da cidade, mas das pessoas e conta muito com o voluntariado e com as igrejas para realizar esse trabalho”.

Durante a sessão solene foi exibido um vídeo com depoimentos de diversas mulheres que foram diagnosticadas com câncer e foram acolhidas pela Liga Sorocabana de Combate ao Câncer. A entidade foi fundada em 1975 por um grupo de esposas da Loja Maçônica Perseverança III, iniciando suas atividades junto à Faculdade Medicina de Sorocaba, no ambulatório médico do Hospital Regional. A entidade, segundo seus dados, já custeou quase 1.660 exames de 2018 até o ano passado, num valor de R$ 177 mil, propiciando mamografias, ultrassons e biópsias, entre outros exames, para mulheres que aguardavam pelos procedimentos na fila do SUS. A entidade também desenvolve campanhas de prevenção, orientando as mulheres sobre a necessidade do autoexame das mamas e de visitas periódicas ao médico especialista. A Liga Sorocabana de Combate ao Câncer funciona na Rua Antônio de Andrade, 45, no Jardim Faculdade.

Diretores e voluntários – Durante a sessão solene, o vereador Cristiano Passos homenageou a diretoria e os voluntários da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer. A diretoria da entidade é composta pelos seguintes membros: Márcia Cristina Rodrigues (presidente); Tânia Gil Corrá (vice-presidente); Maria Benete Martins (1ª secretária); Karina Pedroso de Oliveira (2ª secretária); Marcia Pedroso Wey (1ª tesoureira); Daniele Rabano Sola Aro (2ª tesoureira); Cristiane Tebet Silveira (diretora social); Neuza Ribeiro Matiello, Zuremar Maia, Elizabeth Navarro Drigo, Magda Pasquinelli, Marilia Job de Carvalho e Neli Rodrigues Laino, essas últimas do conselho fiscal.

Também foram homenageados: Sérgio Hübner (terapeuta familiar), André Monteiro (cromoterapia), Tati Monteiro (Florais de Bach), Larissa Krauss Mota (psicóloga), Thaísa Madeira (psicóloga), Adriana Vendramini (assistente social), Glaucia Rocha (advogada), Sandra de Andrade (professora de Pilates), Ana Flávia Locatelli (nutricionista), Fabiana Peixoto Carriel (fisioterapeuta), Regina Almeida (professora de Kizomba), Helena Ceresa (professora de dança do ventre), Jéssica Govoni de Almeida Diniz (fisioterapeuta), Vanessa Bruni (professora de artesanato), Celina Martins Tibério (fisioterapeuta).

Os demais voluntários também foram homenageados: Talita Almeida, Rosiane Maria da Silva, Rodrigo Mariano da Silva, Natale da Silveira Camargo, Maria Ísis Barros, Regina Fonseca, Maria Salete Galhardo Cépil, Dirce de Queiroz, Esméria Amaral, Marisa Garcia Ribeiro, Fabiana Giacon, Marisa Lopes,  Luciana Cristina Silva, Géssia de Toledo, Maria Isabel Monteiro, Neuza Matiello, Alessandra Carrion, Regina Cecilia de Siqueira, Yra Solange Kubo, Marta Assis Lima, Odete Martinelli, Cintia Regina Ruberti, Esperanza Vilanova, Camila Ricci, Roseli Santos, Fátima Helena Durazzo Rohe, Daniela Colli Luiz, Aparecida Maria Cravo, Juliana Gonçalves, Maria Inês Ferrari Gerenutti e Ana Clarice Almeida Costa.