21/10/2021 14h45

O gestor administrativo Ricardo Diacov disse que o hospital também já iniciou a “escuta especializada” para crianças vítimas de violência

O gestor administrativo do Gpaci (Grupo de Pesquisa e Assistência do Câncer Infantil), Ricardo Diacov, fez uso da tribuna durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 21, quando pediu o apoio dos vereadores na indicação de emendas impositivas para o hospital. Referência em oncologia e hematologia pediátrica, o Gpaci, por meio de convênio com a Prefeitura de Sorocaba, oferece atendimento de especialidades para crianças e realiza cirurgias eletivas e exames diagnósticos para crianças e adultos.

Diacov anunciou que o Gpaci pretende iniciar um novo atendimento em Sorocaba – o transplante de medula óssea. “A habilitação do hospital para realizar esse tipo de transplante, que não existe em Sorocaba, ocorreu nesse ano e Gpaci está se preparando para que esse serviço possa começar em janeiro ou fevereiro do próximo ano, com bastante qualidade e humanização”, afirmou o gestor, observando que, atualmente, não existe esse tipo de transplante na cidade e as crianças de Sorocaba precisam ser encaminhadas para Barretos ou São Paulo.

“Escuta Especializada” – Outro novo serviço oferecido pelo Gpaci, desde 1º de setembro deste ano, é a “Escuta Especializada”, voltado para atender crianças e adolescentes que são vítimas ou testemunhas de violência doméstica. O serviço resulta de uma parceria com Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias da Cidadania e da Saúde. “A Escuta Especializada já atendeu 55 crianças que tiveram seus direitos violados”, contou Diacov.

O gestor também apresentou números sobre o atendimento geral do hospital, que, segundo ele, atende, em média, 2.800 pessoas por mês. “Neste ano, de 1º de janeiro a 30 de setembro, mais de 25 mil pessoas passaram pelos nossos serviços, o que, em termos de atendimento, significa mais de 38 mil atendimentos”, informou. Segundo ele, o que o Gpaci recebe do Ministério da Saúde está aquém da necessidade do hospital, por isso a necessidade das emendas parlamentares.