22/10/2021 09h26
atualizado em: 22/10/2021 09h47
Facebook

A solenidade homenageou famílias e contou com o padre Olivieri Toti, que assim como o vereador e pastor defendeu a importância da família

Com a participação de famílias e líderes religiosos, o Dia Nacional de Valorização da Família foi celebrado pela Câmara Municipal de Sorocaba em sessão solene realizada na noite de quinta-feira, 21. A iniciativa foi do vereador e pastor Luis Santos (Republicanos), que presidiu a sessão solene e dividiu a mesa de honra com as seguintes autoridades: Mário Bastos, representando o prefeito Rodrigo Manga; padre Oliveiri Toti, vice-presidente da Sociedade São Pio X; Márcio Vinícius Júlio, presidente da Ação Nacional de Católicos pela Educação; e a coordenadora da Ação Nacional de Católicos pela Educação, Patrícia Rafaela Vaccari Júlio. O vereador Fábio Simoa (Republicanos) também participou da sessão solene.

A mesa estendida foi composta pelas famílias homenageadas e pelas seguintes autoridades: Márcio Pereira, representando o secretário de Mobilidade, Carlos Paschoini; assessor legislativo Gabriel de Souza Amorim, representando o presidente da Câmara, vereador Cláudio Sorocaba (PL); e o assessor parlamentar Edson Prieto, representando o vereador Dylan Dantas (PSC). Foram homenageadas as seguintes famílias: Maria Aparecida de Sousa e Flávio Cajueiro de Sousa; Avani Roberto Júlio; Branca Luíza Tarlá Vaccari; Rosana Scalez e Everaldo Scalez; Aline Belchior e Leandro Belchior; Andressa Souza e Orivaldo Souza; Eliete Ferreira e Edson Ferreira; Juliane Camargo e Charles Camargo; Patrícia Santucci e Milton Santucci; e Natália Vieira e Maciel Vieira; e Luzinete Melo e Carlos Eduardo Melo. O evento contou com apresentações musicais da Banda Lira, formada por Michele Godinho e Antônio Freire (Banda Lira).

“Já disse que a família é a base da sociedade ou célula mater da sociedade, outra variante que muito se usa. Mas seu sentido verdadeiro nem sempre é compreendido. Para entender o que isso significa é preciso observar o papel da família na vida social”, afirmou Luis Santos. “A família é o lugar em que se aprende os primeiros valores e habilidades sociais, além do reconhecimento dos outros e de si mesmo como pessoa. A qualidade do ambiente doméstico em que se vive influencia muito o tipo de postura e comportamento adotados no exercício da cidadania. Nesse sentido, a família fundamenta a reprodução e o desenvolvimento da sociedade como um todo. Além disso, a família é o lugar onde aprende as formas de cooperação social e qual é o próprio papel do indivíduo nas relações com as outras pessoas”, acrescentou.

Luis Santos (Republicanos) lembrou que a importância da família para a ordem social é tão grande que esse reconhecimento está previsto no artigo 226 da Constituição Federal: “A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado”. E também na Declaração Universal dos Direitos Humanos: “A família é o núcleo natural e fundamental da sociedade e tem direito à proteção da sociedade e do Estado”. Para o vereador, “o fortalecimento dos vínculos familiares é um fator protetivo para evitar riscos à saúde, violência intrafamiliar e evasão escolar”, contribuindo para “a redução da agressividade, melhoria na integração entre pais e filhos, aumento do rendimento escolar e menor risco de abuso de substâncias”.

“A sociedade é, em grande medida, um reflexo das famílias que a compõem. Muitas dos problemas sociais mais graves enfrentados hoje têm origem em situações de vulnerabilidade, desequilíbrio e violência no seio das famílias”, enfatizou. Para combater esse problema de forma eficiente, é preciso que o poder público volte sua atenção para as famílias e busque estratégias de ação para ajudá-las a enfrentar esses desafios. É preciso investir em políticas, sem interferir nas famílias, as ajudem a se conscientizar e melhorar seu relacionamento e, assim, melhorar a sociedade como um todo”, disse Luis Santos, observando, ainda, que, como parlamentar, sempre trabalhou por políticas públicas que buscam fortalecer a família. “Infelizmente, não faltam ideologias absurdas que buscam desconstruir o conceito de família, e, como um câncer, querem matar essa célula da sociedade, mas, nós, conservadores vamos continuar a defender a família” – enfatizou.

Por sua vez, o padre Olivieri Toti disse que, como sacerdote católico poderia discutir a questão da família sob uma perspectiva de fé e doutrina, mas, dado que o estado se diz laico desde a Proclamação da República, esses argumentos seriam rechaçados, então, recorreu a “argumentos de razão, filosóficos, para demonstrar o perigo que corre a sociedade civil”. Citando Marco Tulio Cícero, disse que como todo homem sente inclinado a se perpetuar, o primeiro vínculo natural está no matrimônio, em que se encontra “o germe da sociedade e, de certo modo, a sementeira do Estado”. Com base nesse e em outros filósofos, o padre definiu a família “como uma sociedade estável cujo fim é a propagação da espécie humana e, por meio de uma comunidade de vida e de amor, enfrentam as necessidades materiais e morais da vida cotidiana”, afirmou.

“Podemos deduzir que existe nessa sociedade primária e natural que é a família uma unidade espiritual, moral, jurídica e econômica. A família é, assim, a primeira célula da sociedade, do ponto de vista biológico, ético e até cultural, pois a sociedade está em relação imediata e direta com a qualidade das famílias que a constituem. A sociedade repousa sobre a família como seu alicerce. A família é anterior ao próprio Estado. Portanto, o Estado existe pela família e para a família e não o contrário. Em ordem cronológica, o Estado é a última das instituições humanas – indivíduo, família e Estado. Os indivíduos, a família e as agremiações de diversos tipos possuem direitos naturais anteriores ao nascimento de toda legislação civil e precisam ser salvaguardados”, explicou o padre Oliveiri Toti. Para o sacerdote, a família está sendo violentamente atacada por ideologias que querem sua destruição e, caso venha a desaparecer, a sociedade e o Estado também serão destruídos.

Representando o prefeito Rodrigo Manga, Mário Bastos disse que o vereador Luis Santos “apresentou, com maestria, todas as definições possíveis da família e seu papel na sociedade” e acrescentou: “Família é amor, unidade, aprendizado”. No final da audiência pública, que foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e está disponível nas redes sociais, Luis Santos leu um texto sobre a formação de cada criança que vem ao mundo e, para tanto, precisa de dois pais, quatro avós, oito bisavós, 16 trisavós, num crescendo, até se chegar a 4.094 ancestrais apenas nas onze últimas gerações, o que, conforme acentuou o vereador, é “nosso dever honrar nossos antepassados”.