25/10/2021 12h37

O presidente do Legislativo, Cláudio Sorocaba (PL), participou do evento, que contou com o prefeito, vereadores, secretários e outras autoridades

A Prefeitura de Sorocaba promoveu a abertura do Programa de Educação e Resistência às Drogas, na manhã desta segunda-feira, 25, no Centro de Referência em Educação, no Jardim Saira, com a presença do titular da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, secretário Quirino Cordeiro. O presidente Cláudio Sorocaba (PL) prestigiou o evento, ao lado do prefeito Rodrigo Manga e secretários municipais, além do presidente da OAB Sorocaba, Márcio Leme, e de representantes de clínicas e entidades que trabalham na prevenção e combate às drogas.

Cláudio Sorocaba (PL) parabenizou o prefeito Rodrigo Manga por fazer uma gestão que se preocupa sobretudo com o ser humano e ressaltou que essa disposição do prefeito em prevenir e combater as drogas remonta à sua trajetória como vereador. “Nós sabemos do sofrimento que o problema das drogas representa para as famílias, quando um ente querido se torna dependente de drogas, e é muito importante a união de todos para enfrentar o problema”, enfatizou, ressaltando que o Legislativo sorocabano está empenhado em trabalhar pela melhoria da qualidade de vida da população.

Política nacional – O secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro, saudou o prefeito Rodrigo Manga e o presidente da Câmara Cláudio Sorocaba (PL) e demais autoridades presentes, ressaltando a importância da união de todos no combate às drogas. “Já assinamos o acordo de cooperação técnica e, agora, estamos iniciando as ações que constam do plano de trabalho desse acordo, capacitando pessoas que trabalham com a recuperação de quem apresenta dependência química”, explicou, observando que também existem outras ações focadas na prevenção às drogas.

O secretário discorreu sobre a nova política nacional de combate às drogas, enfatizando que o Governo Federal tem implementado ações mais duras no enfretamento do narcotráfico e do crime organizado, ao mesmo tempo em que busca a prevenção do uso de drogas e a recuperação de dependentes químicos. “Para isso, temos intensificado as parcerias com o poder público e a sociedade civil, como casas de recuperação, comunidades terapêuticas e grupos de ajuda às famílias e aos dependentes químicos. Nosso objetivo é envolver toda a sociedade brasileira no enfrentamento das drogas”, destacou.

União de forças – O prefeito Rodrigo Manga disse que a Prefeitura de Sorocaba tem buscado parcerias em todas as esferas, inclusive na prevenção e combate às drogas e relembrou sua trajetória no combate às drogas ainda como vereador, relatando casos que vivenciou, como o de uma mãe que vendeu a própria filha para comprar drogas. “A dependência química é um dos maiores problemas do mundo. O que estamos fazendo é potencializar, através da política, do poder público, o combate a esse mal, unindo todas as forças”, enfatizou, destacando o apoio da Câmara Municipal, por intermédio do presidente da Casa, Cláudio Sorocaba.

Outras autoridades também discursaram durante o evento. O secretário de Cidadania, Clayton Lustosa, disse que o objetivo do Programa de Educação e Resistência às Drogas é integrar o município à Política Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Governo Federal, envolvendo técnicos e capacitando pessoas, além de desenvolver trabalho de acolhimento de dependentes químicos e prevenção do uso de drogas. Por sua vez, o presidente da OAB Sorocaba, advogado Márcio Leme, ressaltou que a entidade está à disposição do município para juntar forças no enfrentamento às drogas.

A abertura do Programa de Educação e Resistência às Drogas contou com a presença de vários vereadores de cidades da região, entre eles, o presidente da Câmara Municipal de Votorantim, José Cláudio Pereira, o Zelão (PT). Após os pronunciamentos, foi assinado o termo que dá início às ações de cooperação entre a Secretaria da Cidadania da Prefeitura de Sorocaba com a Secretária Nacional de Cuidados e Prevenção das Drogas. O acordo, em si, foi assinado em 18 de junho deste ano.