25/10/2021 16h28

Medida defendida pelo vereador Péricles Régis (MDB) deve fortalecer os Postos com a captação de recursos federais.

Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) são uma rede de atendimento do Governo do Estado de São Paulo que concentra serviços gratuitos à população, sendo centros de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda. É um dos principais meios de contratação das empresas e, por meio dele, pessoas físicas e jurídicas podem anunciar gratuitamente vagas de emprego e o cidadão que está em busca de contratação no mercado de trabalho recebe o atendimento gratuito para chegar às essas oportunidades. O serviço que já é importante na pauta da empregabilidade pode se tornar ainda melhor em Sorocaba por meio da municipalização.

Esse processo consolida a aliança entre os poderes federal, estadual e municipal, contribuindo para melhoria nos serviços oferecidos, especialmente no que se refere à captação de verbas. Em 2017, o vereador Péricles Régis (MDB) começou a atuar sobre o tema, trabalhando para que Sorocaba efetivasse essa conquista. Uma visita à Brasília foi realizada na época com a assessoria técnica do então Ministério do Trabalho para iniciar as tratativas e, desde então, uma série de cobranças e acompanhamentos foram realizados.

Em junho de 2021 um novo requerimento foi apresentado pelo parlamentar ao Governo cobrando novamente a iniciativa, sendo respondido que havia sido retomado o processo de municipalização, com os trâmites legais no Ministério de Economia.  “Esse convênio não vai onerar os cofres da Prefeitura, pelo contrário, a cidade se tornará uma gestora de repasse de verbas federais, podendo oferecer melhorias nas condições de atendimento ao trabalhador e cursos de qualificação de mão de obra; tal ação contribuirá significativamente para redução de pessoas fora do mercado de trabalho”, apontou a resposta do Executivo.

Durante a audiência pública da LOA (Lei Orçamentária Anual), realizada na última segunda-feira (18), o vereador Péricles voltou a questionar o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda, Robson Coivo, sobre o assunto. “Estamos cobrando essa questão desde 2017. Já são quatro anos, indo para o quinto, trabalhando esse objetivo de trabalho. Com a municipalização, poderemos pleitear recursos federais, sem custos ao orçamento local, só adicionando benefícios para cidade”, sinalizou o parlamentar em fala. O secretário confirmou que ainda nesse ano a promessa de tornar municipal a administração do PAT irá ocorrer, firmando um compromisso público da atual gestão.

Péricles Régis, que encabeça a pauta, comemorou a conquista anunciada: “é um grande passo para a cidade que há tempos venho cobrando porque acredito que vá colaborar para recolocar e capacitar os trabalhadores desempregados”, menciona o vereador que seguirá acompanhando o tema após o comprometimento do secretariado. Para a sessão ordinária desta terça-feira (26) o parlamentar já protocolou novo requerimento perguntando qual o cronograma a ser seguido e o planejamento para a captação de recursos.

(Assessoria de Imprensa - vereador Péricles Régis/MDB)