26/10/2021 08h49
atualizado em: 26/10/2021 11h41

A iniciativa de homenagear João Leandro foi do vereador João Donizeti (PSDB) e a solenidade contou com a presença de autoridades da região

O advogado João Leandro da Costa Filho foi agraciado com o Título de Cidadão Sorocabano em sessão solene da Câmara Municipal, realizada na noite de segunda-feira, 26. A iniciativa da homenagem foi do vereador João Donizeti Silvestre (PSDB), que ressaltou os relevantes serviços prestados ao município pelo homenageado.

A sessão solene foi aberta pelo presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PL), que passou a condução da solenidade para o vereador João Donizeti. Além de ambos, a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: deputado federal Vitor Lippi (PSDB); deputado estadual Edson Giriboni (PV); Matheus Freitas, prefeito de Guapiara; Roberto Tamura, vice-prefeito de Capão Bonito; Antonio Carlos Pannunzio, ex-prefeito e ex-deputado federal; delegado Osmar Guimarães Júnior, diretor do Deinter-7. O vereador Cícero João (PTB) também esteve presente.

A solenidade contou também com a presença de vários prefeitos da região, entre elas: Júlio Fernando Galvão Dias (Capão Bonito), Heliton do Valle (Itararé), Marcelo Nunes (Ribeirão Grande), Vlamir Sandei (Tietê), Rodrigo Krieger (vice-prefeito de Votorantim). Também estiverem presentes os presidentes das Câmaras Municipais de Ribeirão Grande (Maurício Firmino) e Guapiara (Toninho Mineiro), além dos vereadores Sandra Alves (Boituva); Márcio Roberto de Oliveira e Edson Bagre (Guapiara); Ângelo Rafael (Tietê); Orlando Inácio Ferreira (Ribeirão Grande) e Neto da Farmácia (Capão Bonito). O ex-prefeito Paulo Mendes e o ex-vice-prefeito José Ailton Ribeiro, entre outras autoridades, também estiveram presentes. O evento contou com apresentações musicais de Leandro Camargo e Cleiton Lima.

“Fico muito feliz e honrado de poder participar dessa homenagem. Há muito tempo, João Leandro se fez merecedor do Título de Cidadão Sorocabano, pelo muito que tem feito pela nossa cidade”, afirmou o presidente da Casa, Cláudio Sorocaba (PL), antes de passar a condução da solenidade para o autor da homenagem. Posteriormente, em seu discurso na tribuna, o presidente da Casa disse que a trajetória de João Leandro, trabalhando com dificuldade na lavoura, relembrou sua própria trajetória como trabalhador rural e destacou o período em que atuaram juntos, quando Cláudio Sorocaba foi candidato a vice-prefeito de João Leandro.

Dia da Democracia – Em seu discurso, João Donizeti lembrou que, no dia 25 de outubro, celebra-se no Brasil o “Dia da Democracia”, em memória do jornalista Vladimir Herzog, torturado e morto em 1975, durante o regime militar. O vereador ressaltou que, “ao longo dos séculos, a humanidade refinou sua organização, entendeu como as sociedades funcionam e criou sistemas para organizar o poder de forma mais justa”, instituindo a democracia como forma de se disputar o poder sem violência, através do debate de ideias.

Ao lamentar que a polarização política atual está substituindo o debate e o diálogo pelas ofensas, João Donizeti enfatizou que João Leandro da Costa Filho, em sua trajetória, se caracteriza por cultivar o respeito e demais valores da democracia. Destacou, ainda, que o homenageado, oriundo de Guapiara, tornou-se um “sorocabano de coração”, destacando-se nas diversas funções públicas que exerceu. “Quando secretário de Governo do então prefeito Antonio Carlos Pannunzio, conquistou o primeiro lugar em transparência pública do Estado de São Paulo, num ranking do Ministério Público Federal”, disse, acrescentando que o homenageado também valorizou os servidores públicos.

Diversas outras autoridades presentes também discursaram, enaltecendo a trajetória do homenageado, entre eles, os integrantes da mesa, o vice-prefeito de Capão Bonito, Roberto Tamura, o ex-prefeito Paulo Mendes, além do deputado federal Vitor Lippi (PSDB), de quem João Leandro é chefe de gabinete.

Ao agradecer a homenagem recebida, João Leandro lembrou, de memória, os versos de uma moda caipira com quase meio século, “O Presidente e o Lavrador”, composta por Léo Canhoto (que morreu em 2020, aos 84 anos) e gravada pela dupla Leo Canhoto & Robertinho em 1975, que diz: “Pertenço a eles, e digo de coração / Se for preciso beijo a mão / Desse povo tão ordeiro. (...) / Vim da roça, está fazendo muito tempo / Me lembro a todo momento / Do meu povo do interior / Porque meu sangue é de um povo hospitaleiro / Sangue de brasileiro / É sangue de lavrador.” João Leandro agradeceu a homenagem e discorreu sobre a importância da coerência na vida pública.

Dados do homenageado – Oriundo de uma família de dez irmãos, João Leandro da Costa Filho nasceu em 1964 e trabalhou durante muitos anos como tomateiro, assumindo, posteriormente, a liderança do sindicato dos produtores de tomate. Com muito esforço, fez supletivo e, em seguida, cursou a Faculdade de Direito. Foi assessor, por mais de 20 anos, do então deputado Antonio Carlos Pannunzio, de quem também foi secretário de Governo, quando Pannunzio foi prefeito. Foi presidente do PSDB de Sorocaba e chefe de gabinete do deputado federal Vitor Lippi. Em 2016, foi candidato a prefeito de Sorocaba tendo Cláudio Sorocaba como candidato a vice.