26/10/2021 13h23

Após a solicitação de moradores, vereadora fiscalizou o local e fará questionamento à prefeitura.

A vereadora Fernanda Garcia (PSOL) visitou ontem (25), o Jardim Europa, localizado na Zona Oeste da cidade. A ida foi um atendimento ao pedido dos moradores da localidade, que apontaram duas obras que trarão impacto na mobilidade e, principalmente, no meio ambiente.

"Os moradores entraram em contato com o mandato, solicitando a fiscalização do mandato diante de duas obras expressivas na região. A primeira, próximo a avenida Américo de Carvalho, é o projeto de um prédio de 17 andares, onde a via de acesso é uma rua muito estreita. Esse projeto, se levado à diante, fará a supressão da vegetação e impactará a vizinhança. A outra obra, na mesma região, fica ao lado do Parque da Água Vermelha. De acordo com um engenheiro que mora na região e nos acompanhou na visita, a terraplanagem desta obra já está trazendo impactos no lago do parque, interferindo na permeabilidade do solo e provocando assoreamento no vale", indica a vereadora.

"É impressionante que esses empreendimentos tenham início sem que a prefeitura avalie os impactos com antecedência. Primeiro, deveria ser feito o estudo, para depois começar a obra. O que estamos vendo aqui é o inverso: a obra começa e a gente tem que pedir a interrupção pelos efeitos gerados no bairro", reclamou um dos moradores.

De acordo com a parlamentar, o mandato fará o questionamento à Prefeitura e às secretarias responsáveis, solicitando os pareceres e discutindo-os com os conselhos competentes. "Uma construção precisa ser planejada e avaliada antes da sua autorização. Temos grandes indícios aqui de impactos provocados pela falta de planejamento ou por ignorar os impactos gerados. O mercado imobiliário precisa respeitar a coletividade e a prefeitura criar controle sobre a sua expansão desenfreada", aponta a vereadora.

(Assessoria de Imprensa – vereadora Fernanda Garcia/PSOL)