16/11/2021 12h27

O projeto também veda a adequação de banheiros públicos ou comerciais a essa finalidade

O vereador Rodrigo do Treviso (PSL) protocolou projeto de lei na Câmara de Sorocaba visando à proibição da instalação de banheiro neutro ou adequação de banheiros públicos e comerciais para tal finalidade. Comumente associado às pautas reivindicadas pelas populações LGBTQ+, principalmente às causas de gênero, os banheiros unissex ou neutros são aqueles em que não há demarcação por sexo masculino ou feminino.

O vereador observa que, no Reino Unido, por exemplo, a instalação de banheiros unissex vem preocupando autoridades, pois as meninas que estão se sentindo constrangidas evitam usar o banheiro durante longos períodos, correndo o risco de contraírem alguma infecção.

Rodrigo do Treviso argumenta que o uso coletivo do banheiro unissex, tanto por pessoas do sexo masculino, como por pessoas do sexo feminino, além de ser um inconveniente para muitas pessoas, já que geram desconforto para muitos de seus usuários, pode ser também um local de disseminação de doenças, caso não sejam higienizados com frequência, já que as mulheres usam o banheiro sentadas enquanto homens fazem as suas necessidades de forma diferenciada.

“Além disso, é preciso levar em consideração que esses banheiros chamados unissex são utilizados por pessoas de várias faixas etárias, de ambos os sexos, o que pode gerar não só o desconforto como insegurança para as usuárias”, acrescenta.

Rodrigo do Treviso enfatiza que não se trata de nenhuma forma de discriminação, de homofobia, ou transfobia, mas sim da preservação da intimidade e segurança das mulheres que são muito mais vulneráveis aos mais variados tipos de violência. “Não podemos deixar de citar o assédio sexual que pode ocorrer nesses locais. Por isso, não podemos permitir que esses modismos ideológicos se sobreponham à segurança não só das mulheres, como também, e principalmente das nossas crianças”, finaliza.

(Assessoria do Vereador Rodrigo do Treviso/PSL)