17/11/2021 10h53

O presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PL), ressalta que o LabLeg busca otimizar a gestão e a transparência

O Laboratório de Inovação da Câmara Municipal de Sorocaba, que tem como objetivo fomentar a cultura de inovação no Legislativo sorocabano, estimulando a participação popular e a transparência pública, será instalado pelo presidente da Casa, vereador Cláudio Sorocaba (PL), durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 18. Além da mesa diretora e de todos os vereadores, o evento deverá contar com a presença do prefeito Rodrigo Manga.

“A Câmara de Sorocaba sai na frente de outros Legislativos do país e é, provavelmente, a primeira Câmara Municipal a contar com um laboratório de inovação”, afirma Cláudio Sorocaba. Para o presidente da Casa, o LabLeg irá fortalecer a integração entre a população sorocabana e o Legislativo, através de ferramentas e processos criativos de participação.

O Laboratório de Inovação da Câmara Municipal (LabLeg Sorocaba) foi criado pela Resolução nº 495, de 30 de setembro de 2021. O LabLeg Sorocaba é um espaço de interação, que contará com a colaboração de parlamentares e servidores da Câmara Municipal, na busca de soluções inovadoras, transparência e aproximação com a população.

O laboratório será composto por quatro produtos: o “Ideia-X”, que incentiva a participação colaborativa dos servidores e colaboradores do Parlamento; o “Participe”, um espação de ocupação do cidadão; o “Aproxima”, que trabalha com uma programação proativa da TV Câmara e Rádio Câmara; e o “Ciclos”, uma autoavaliação e renovação do próprio laboratório.

Nas diretrizes que norteiam a criação do Laboratório de Inovação, está previsto que ele será um “espaço lúdico de interação, experimentação e criação conjunta, que contará com a colaboração ativa de parlamentares e servidores da Câmara Municipal, com uso intensivo de métodos ágeis e práticas colaborativas, entre elas, a realização de oficinas para resolução de problemas concretos e a realização de pesquisas e de projetos-piloto, entre outras iniciativas.

De acordo com Fábio Mascarenhas, secretário de Comunicação da Casa, cada produto do Laboratório de Inovação possui uma finalidade específica de interação com públicos estratégicos da Câmara de Sorocaba, fomentando uma participação efetiva de toda a comunidade. Além do secretário, participaram do grupo de criação do LabLeg os servidores Bruno Valsechi (TV Câmara), Marcelo Araújo (Cerimonial), Roberta dos Santos Veiga (Jurídico), Paulo Marquêz (Cerimonial) e Fernando Bellinassi (Informática).

Identidade Visual – O símbolo amarelo significa uma molécula, que é uma união de átomos, pequenas estruturas e atitudes que formam grandes coisas. O arco embaixo, ascendente, simboliza a positividade do projeto. As cores rementem seriedade e a inovação do laboratório.

Ideia-X – O Ideia X é uma plataforma aberta de gestão da inovação para estimular a participação das pessoas da organização no processo de criação de novas soluções. Essa ferramenta de gestão de ideias é o projeto piloto da implantação de uma cultura de inovação na Câmara Sorocaba.

Participe – Participe é um espaço de interação entre a comunidade sorocabana e o Poder Legislativo, por meio de quatros formas de participação: “Opine Cidadão”, aberto a comentários sobre projetos em tramitação; “Banco de Ideias”, em que poderão ser apresentadas sugestões aos vereadores; “Tribuna Social”, que consiste na utilização da tribuna das sessões por munícipe; e “Fale Conosco”, canal direto com o legislativo sorocabano.

Aproxima – Nesse espaço encontram-se quatro subprodutos da TV e Rádio Câmara: “Diálogos”, aproximação da comunidade científica do Poder Legislativo; “Cidades Metropolitanas”, atuando com os 17 objetivos da ONU para 2030; “Cultura Conecta”, parceria com a classe artística da cidade; e “Jovens Criativos”, um espaço da juventude no Parlamento municipal.

Ciclos – Os integrantes do LabLeg Sorocaba deverão avaliar suas atividades semestralmente e a cada biênio renovar seu ciclo diante dos desafios do contemporâneo.