17/11/2021 16h57

Em apresentação no Paço Municipal, prefeitura anunciou a provável construção do terminal de ônibus no km 106 da Rodovia Raposo Tavares.

O Prefeitura de Sorocaba realizou, na tarde desta quarta-feira (17), uma cerimônia para anunciar que a nova rodoviária da cidade deverá ser instalada no quilômetro 106 da Rodovia Raposo Tavares. A informação foi apresentada pelo prefeito Rodrigo Manga, em evento realizado no Paço Municipal, que contou com a participação do presidente da Câmara, vereador Claudio Sorocaba (PL), e também dos vereadores João Donizeti (PSDB) e Cristiano Passos (Republicanos).

A proposta é que a nova rodoviária seja construída em um terreno municipal de 240 mil metros, localizado ao lado do novo Hospital Regional “Dr. Adib Jatene” e atrás da Arena Multiuso. Segundo o prefeito, o endereço foi tecnicamente indicado após estudos de três locais apresentados pela Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégicos (Semob). A definição final sobre a proposta, porém, contará com a participação da população, que poderá opinar sobre a obra através do site da Urbes (www.urbes.com.br), até o dia 10 de dezembro.

Para o presidente do Legislativo, vereador Claudio Sorocaba, a escolha do local para a construção da nova rodoviária é um passo importante para o município. “Quando cheguei aqui, em 1984, já via que aquela rodoviária (antiga) não era compatível com Sorocaba, uma cidade desse porte. Agora vamos levar desenvolvimento para Sorocaba e região”, afirmou.

O vereador João Donizeti também elogiou a escolha do local e destacou que o projeto vai beneficiar o futuro do município. “Estamos pensando a cidade em médio e longo prazo. A área é bem localizada e aquela região vai crescer e desenvolver ainda mais nossa cidade”, disse.

Projeto – Segundo a apresentação da Prefeitura, a nova rodoviária terá aproximadamente 40 mil metros quadrados de área construída em terreno municipal, sem necessidade de desapropriações. A nova estrutura contará também com um mini-terminal de ônibus e uma galeria comercial. A previsão de conclusão das obras é de 2 anos e terá custo estimado entre R$ 25 e R$ 30 milhões.

A Prefeitura havia anunciado anteriormente que a nova rodoviária seria construída no bairro de Santa Rosália, o que gerou descontentamento de moradores da região e motivou uma audiência pública sobre o tema, realizada no início de outubro, na Câmara Municipal.