18/11/2021 10h15
atualizado em: 18/11/2021 10h20

Em entrevista à Rádio Câmara, o vereador também se posicionou contra o novo local previsto para a construção da rodoviária

O uso racional da água, medidas de prevenção de maus-tratos aos idosos e o local para construção da nova rodoviária de Sorocaba foram temas abordados pelo vereador Cristiano Passos (Republicanos) em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 18, antes da sessão ordinária da Casa. Na entrevista conduzida por Priscilla Radighieri e Amanda Mendes, o vereador também falou sobre a lei que isenta do pagamento de IPTU os templos religiosos locados.

Cristiano Passos discorreu sobre o Projeto de Lei nº 314/2021, de sua autoria, que obriga as instituições de longa permanência para idosos a manter em suas dependências e áreas comuns um sistema de gravação por câmaras de vídeo, monitoradas por profissional, excetuando-se banheiros, vestiários, quartos e consultórios. As imagens deverão ser arquivadas pelo prazo mínimo de 72 horas e só poderão ser exibidas ou disponibilizadas a terceiros mediante determinação judicial ou por requisição de autoridade competente. O projeto já foi aprovado em definitivo e seguirá para a sanção do Executivo.

O vereador explica que a proposta tem como objetivo prevenir maus-tratos contra os idosos, mas também garantir que o idoso, em virtude de sua fragilidade física, venha a se acidentar, mas pareça que foi maltratado. “Pode acontecer de um idoso sofrer uma queda, ficar com um hematoma, mas seus familiares pensam que ele foi maltratado e questionam os responsáveis pelo estabelecimento. Com o videomonitoramento, isso vai ser evitado, e o serviço passa a ser prestado com mais transparência e qualidade”, afirma.

“Junho Violeta” – Outro projeto do vereador voltado para os idosos é o Projeto de Lei nº 345/2021, que institui no calendário oficial de Sorocaba a campanha “Junho Violeta”, tendo como símbolo um laço violeta, a ser realizada durante o mês de junho, com o objetivo de desenvolver ações de mobilização, sensibilização e conscientização da população sobre todos os tipos de violência contra as pessoas idosas. “Esse projeto foi construído com a Secretaria de Cidadania e entidades que cuidam dos idoso, que constataram que houve um aumento nos maus-tratos aos idosos durante a pandemia, por isso a importância da campanha”, explica.

Cristiano Passos também falou sobre outras duas leis de sua autoria. Uma delas é a Lei 12.434, de 10 de novembro de 2021, que instituí a “Semana Municipal da Água”, a ser celebrada, anualmente, na semana que compreender o dia 22 de março, Dia Mundial da Água. O vereador destacou a necessidade urgente de conscientizar a população sobre o uso racional da água, para evitar racionamento, como vem ocorrendo em outras cidades.

Autor do projeto de lei que isenta do pagamento de IPTU templos religiosos alugados (proposta encampada pelo Executivo, que se tornou a Lei 12.435, de 11 de novembro de 2021), Cristiano Passos enfatizou que a medida beneficia todos os templos religiosos: “Essa lei não vale só para igreja evangélica, mas para todos os templos religiosos, seja espírita, seja o candomblé. São pessoas que, independentemente de religião, prestam um serviço à sociedade. Os espíritas, por exemplo, sempre fizeram caridade. As religiões desenvolvem um trabalho social que o poder público não consegue fazer”, afirma.

Nova rodoviária – Por fim, Cristiano Passos criticou a proposta de se construir a nova rodoviária numa área pública próxima à Arena Sorocaba e ao novo Hospital Regional, anunciada pelo prefeito Rodrigo Manga na tarde de quarta-feira, 17. “Achei esse novo local péssimo. O Manga sabe disso, falei para ele. As pessoas não querem a rodoviária no Santa Rosália nem no Eldorado, então vamos construir a nova rodoviária no fim do mundo. Quem mora no Vitória Régia vai ter que viajar mais de meia hora só para chegar à rodoviária atrás do Hospital Regional? Foge à racionalidade isso. Desse jeito, corre-se o risco de construir um elefante branco”, afirma o vereador.

Cristiano Passos também apontou uma série de problemas de logística de trânsito, que, no seu entender, a nova rodoviária nesse local irá acarretar. No seu entender, qualquer acidente nas proximidades do novo local vai gerar um congestionamento que impedirá o próprio fluxo dos ônibus. Também citou a falta da uma passarela para os usuários da rodoviária, caso ela seja construída próximo ao novo Hospital Regional. Para o vereador, é preciso pensar com muito cuidado o novo local de construção da rodoviária.