18/11/2021 16h42
Facebook

Acampamento, rituais, fogueiras na mata e até consumo de drogas estão entre as denúncias recebidas pelo vereador

Em requerimento protocolado na Prefeitura Municipal de Sorocaba, e em representação entregue ao Ministério Público, devidamente documentada, o vereador Vinícius Aith (PRTB) relata situações denunciadas por moradores do Parque Três Meninos, localizado na zona leste da cidade, referentes à ocupação e à exploração de área verde localizada no bairro, conhecida por Floresta.

De acordo com a comunidade, o grupo que se intitula “guardião da floresta” promove eventos, como rituais “religiosos”, “xamânicos” e “indígenas”(com pirofagia), além de feiras de artesanato,  “vivências”, acampamentos noturnos, visitação de escolas, com acendimento constante de fogueiras no espaço, utilizando madeira da mata; atividades registradas em uma página mantida em rede social.

Os “guardiões” também pedem, através da internet, contribuição em dinheiro para “manter o projeto” na área batizada por eles como “Floresta Cultural”, onde não existe infraestrutura como banheiro e depósitos de lixo, por exemplo, e, ainda de acordo com denúncias, são realizados cursos de culinária, festas e orgias com consumo de drogas, sem nenhuma fiscalização.

De acordo com relatos, “os guardiões” fizeram trilhas na área verde, traçadas à foice, para facilitar o acesso aos eventos que geram acúmulo de lixo e sujeira no meio da mata, além de fezes e outros dejetos humanos. “Moradores afirmam que a fumaça das fogueiras e o barulho perturbam o sossego do bairro há anos e que são intimidados quando denunciam as ações do grupo”, ressalta Aith.  

Diante da gravidade dos relatos, o vereador decidiu procurar autoridades e cobrar providências para coibir ações do grupo comandado por um cidadão que diz “artevista” e se autodenomina “macaco solar”, promovendo ações ilícitas, que afetam o meio ambiente e serão investigadas pelo Ministério Público, que já remeteu cópia do dossiê à Promotoria de Justiça Criminal.

(Assessoria de imprensa – vereador Vinícius Aith – PRTB)