30/11/2021 12h29

A farmácia, segundo o vereador, poderia ser implantada nos moldes da Farmácia Popular do Governo Federal

O vereador Luis Santos (Republicanos) solicita ao Executivo a realização de estudo técnico com o objetivo de se implantar em Sorocaba a Farmácia Popular Municipal, nos moldes da Farmácia Popular do Governo Federal. O vereador observa que o Programa Farmácia Popular do Brasil foi criado com o objetivo de oferecer mais uma alternativa de acesso da população aos medicamentos considerados essenciais, cumprindo, dessa forma, uma das principais diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.

“São constantes as queixas de pacientes de que nem sempre encontram nas Unidades Básicas de Saúde a medicação prescrita pelo médico”, afirma Luis Santos. O parlamentar promoveu, no último dia 18 de novembro, uma reunião com o prefeito Rodrigo Manga dos representantes de farmácia independentes, que não integram as grandes redes e, no seu entender, poderiam integrar uma rede credenciada da Farmácia Popular Municipal.

“O prefeito Rodrigo Manga viu com muito carinho essa proposta, mas, obviamente, a criação da Farmácia Popular exige um estudo técnico e é isso que estamos solicitando”, afirmou Luis Santos, ao pedir destaque de requerimento – aprovado em plenário – em que pede ao Executivo a realização desse estudo. No documento, o vereador destaca a importância do programa para que a população possa ter acesso a remédios de uso contínuo.

Luis Santos também chama a atenção para o “atendimento humanizado oferecido pelas farmácias independentes, que, atendem a população nos bairros, inclusive os mais periféricos”. Para o vereador, essas farmácias independentes poderiam ser credenciadas pela Prefeitura Municipal com o intuito de levar medicamentos essenciais a baixo custo para mais pessoas.