02/12/2021 16h17

A fiscalização nas vagas da Zona Azul em Sorocaba está temporariamente suspensa, desde ontem (1). A venda de créditos e passagens para ônibus também ficou prejudicada por algumas horas, na quarta-feira (1). A situação é causada por ataque de vírus no sistema de tecnologia da informação da Urbes - Trânsito e Transportes. Tudo isso foi revelado pelo presidente da Urbes-Trânsito e Transportes, Luiz Carlos Franchim, em resposta a questionamentos do vereador Fernando Dini (MDB). Durante a sessão da Câmara, na manhã desta quinta-feira (2), o vereador Dini pediu a presença do presidente da Urbes para explicar um suposto ataque hacker. Franchim negou o ataque hacker e afirmou ter sido causado por vírus.

Desde que o sistema foi comprometido, na madrugada da quarta-feira (1), equipes de profissionais da tecnologia da informação da Urbes trabalham para resolver, disse Franchim. Segundo ele, o funcionamento pode voltar ao normal a qualquer momento. Apesar de informar que a venda de créditos para o transporte público foi normalizada ainda na quarta-feira, o vereador Dini recebeu reclamações de dificuldades para comprar créditos para o transporte coletivo, em ao menos um guichê do Terminal São Paulo, na manhã de hoje (2).

(Assessoria de Imprensa – vereador Fernando Dini/MDB)