03/12/2021 08h47

Por meio de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal o vereador solicita informações ao Executivo sobre o assunto

O estímulo à agricultura familiar, por meio do apoio aos pequenos produtores rurais de Sorocaba, inclusive com o empréstimo de maquinário por parte do poder público, levou o vereador Rodrigo do Treviso (PSL) à tribuna na sessão ordinária de quinta-feira, 2, quando destacou requerimento de sua autoria em que solicita informações ao Executivo sobre programas de apoio a esse segmento, que, segundo ele, é vital para o abastecimento interno do país, inclusive de Sorocaba.

Em seu requerimento, o vereador cita dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que mostram a existência de cerca de 12 mil hectares de área plantada em diversas regiões da cidade, como os bairros Caguaçu, Cajuru, Green Valley, Itinga, Ipatinga e Caputera. Ainda citando dados do IBGE, Rodrigo do Treviso afirma que produção agrícola movimenta cerca de R$ 10,5 milhões por ano. “São 194 propriedades rurais e 768 pessoas que trabalham diretamente nessas propriedades, entre as quais, agricultores familiares, com produção bastante diversificada, como frutas, hortaliças e grãos”, destaca.

Empréstimo de maquinário – O parlamentar observa que alguns municípios oferecem aos agricultores o empréstimo gratuito de maquinários, serviços e implementos agrícolas, como forma de apoio na conservação de solos, preparo de áreas para o cultivo e demais atividades ligadas à produção. Segundo ele, são máquinas já revisadas e prontas para uso como tratores, retroescavadeiras, roçadeiras, enxadas, aradores, plantadeiras, trituradores etc.

“Muitas vezes, esse pequeno produtor é prejudicado pela falta de implementos agrícolas, não podendo plantar e não podendo colher. Este empréstimo gratuito pela Prefeitura, ao menos no início, seria essencial para o bom andamento da agricultura no município e atende um antigo anseio dos produtores rurais”, afirma Rodrigo do Treviso, citando como exemplo muitas pessoas desempregadas que poderiam ser beneficiadas com esse apoio para plantar uma horta comunitária.

Em seu requerimento, o vereador quer saber do Executivo quais são os programas ativos no Município para estímulo e fortalecimento dos pequenos produtores rurais, inclusive se há, por parte da Prefeitura, algum programa que oferece empréstimo gratuito de maquinários, serviços e implementos agrícolas para os pequenos produtores rurais. Caso esse programa não exista, Rodrigo do Treviso solicita à Prefeitura que realize estudos para implantar um programa do gênero.