14/12/2021 13h29
Facebook

Em cerimônia realizada durante a sessão ordinária, foi oficializada a denominação do espaço em homenagem a “André Canevale Rezende”, que era assessor da vereadora Iara Bernardi 

A Câmara Municipal realizou, na manhã desta terça-feira, 14, durante a sessão ordinária, a cerimônia de entronização do “Espaço Imprensa – Jornalista André Canevalle Rezende”. A iniciativa da vereadora Iara Bernardi (PT), homenageia o jornalista que era seu assessor de imprensa e, aos 35 anos, foi uma das vítimas da Covid-19 em Sorocaba, em junho deste ano.

Além de jornalista, André Canevalle era filósofo, psicanalista e recentemente havia concluído o mestrado em educação pela Universidade Federal de São Carlos -  UFSCAR, em Sorocaba. O jornalista era casado com a jornalista Riana Kelly Pires Martins, filho de Eugenio Francisco Rezende e Alcione Canevalle Rezende. Familiares acompanharam a homenagem, incluindo a irmã Paula que falou sobre o irmão e o homenageou com o poema “Lembrança de Morrer”, de Álvares de Azevedo, além de ler uma poesia de autoria do próprio Canevalle, denominada “Crisol”. 

A esposa do jornalista lembrou a atuação do marido na Casa. Além de Iara Bernardi, o jornalista, que se dedicou por dez anos ao jornalismo político, também assessorou os ex-vereadores Carlos Leite e Neusa Maldonado. “Ele realmente era um ser de luz, extraordinário, que agradeço todo dia de ter tido a oportunidade de conviver”, disse, emocionada. “Tenho certeza que ele está muito feliz com esse reconhecimento do trabalho dele”, completou. 

Homenagem - A proposta de denominação surgiu de um projeto de resolução da vereadora Iara Bernardi (PT), aprovado em plenário no mês de outubro, determinando que o espaço reservado à imprensa no Plenário “Armínio de Vasconcellos Leite”, nas dependências da Câmara Municipal de Sorocaba, passa a ser denominado “Espaço Imprensa – Jornalista André Canevalle Rezende. A vereadora agradeceu aos colegas vereadores, que aprovaram a proposta, e reforçou as qualidades do jornalista, que classificou como um “profissional extremamente dedicado, inteligente e fora da média”. 

Encerrando as manifestações, o presidente Claudio Sorocaba (PL) falou sobre o carinho de todos na Câmara pelo jornalista. “Ficamos muito tristes pela perda de dois funcionários aqui na Casa, incluindo o Andrézinho. Então gostaríamos de cumprimentar sua mãe, sua irmã e seu esposa e parabenizar a vereadora Iara por essa homenagem. Esse espaço, com o nome do nosso amigo, vai lembrá-lo para sempre”. O prefeito Rodrigo Manga e colegas da imprensa também acompanham o descerramento da placa em homenagem a André Canevalle.