18/01/2022 16h44

Inscrições se encerram na sexta-feira, 21, e número de candidatos é baixo no município

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou até essa sexta-feira, 21 de janeiro, o prazo de inscrições para o processo seletivo simplificado para a contratação de pessoal temporário que trabalhará no Censo Demográfico 2022. Em Sorocaba são 603 vagas para recenseadores, 8 para agente censitário municipal e 53 agente censitário supervisor. Para contribuir com a divulgação do concurso, a Câmara Municipal está anunciando as inscrições e o link de acesso em todos os seus meios de comunicação.

Segundo o IBGE, o número de inscritos para o cargo de recenseador está abaixo do desejado em Sorocaba. A escolaridade mínima para a função é ensino fundamental completo e a remuneração é de aproximadamente R$ 2 mil por mês, trabalhando 30 horas semanais na coleta de dados.

Já os cargos de agente censitário municipal e agente censitário supervisor exigem como escolaridade mínima o ensino médio completo, têm carga horária de 40 horas por semana e remuneração de R$ 2.100 e R$ 1.700, respectivamente.

Candidatos inscritos no CadÚnico, membros de família de baixa renda e doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde são beneficiados com isenção da taxa de inscrição. As inscrições devem ser feitas pelo site: conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21.

O Censo se propõe a contabilizar os habitantes do território nacional e identificar informações de raça, gênero e classe social, entre outras, além de evidenciar como vivem os brasileiros. A partir dos resultados obtidos, extraem-se dados imprescindíveis para a criação e o planejamento de políticas públicas, bem como para decisões a respeito da distribuição de recursos entre estados e municípios. Realizado de dez em dez anos, o atual recenseamento estava previsto para 2020, contudo, precisou ser adiado devido à pandemia da Covid-19.