27/01/2022 13h00
atualizado em: 27/01/2022 13h13

O vereador foi recepcionado pelo professor José Rubens Incao e pela historiadora Sônia Paes

O vereador João Donizeti Silvestre (PSDB) visitou a Biblioteca Infantil de Sorocaba, quando conheceu o trabalho desenvolvido pela instituição, que, além de oferecer um variado acervo bibliográfico, desenvolve diversas atividades culturais para a comunidade, envolvendo literatura, música, teatro e outras expressões artísticas. O vereador foi recepcionado pelos servidores José Rubens Incao e Sônia Paes.

“Nessa visita foi possível constatar o relevante trabalho que a Biblioteca Infantil desenvolve em Sorocaba, em especial a ‘Tenda de Circo’, instalada na área externa da biblioteca, onde são desenvolvidas várias atividades culturais, como saraus musicais, contação de histórias, teatro, circo, cineclube, entre outras. É um local mágico e fomentador de cultura”, afirma o vereador, que irá apresentar requerimento solicitando a troca da lona da tenda, que, necessita de reparos, devido aos anos de uso.

João Donizeti também adiantou que irá solicitar ao Executivo, via requerimento, a aquisição de novos equipamentos para a Biblioteca Infantil, que, no seu entender, é um “inestimável patrimônio cultural da cidade e merece todo o apoio”. O vereador destaca que a biblioteca busca “facilitar o acesso aos bens culturais em seus diferentes meios, sejam livros, revistas, imagens, objetos e atividades que despertem o interesse pela leitura e desenvolvimento pessoal e social, principalmente das crianças e adolescentes”.

Atividades da biblioteca – O parlamentar enfatiza que as atividades desenvolvidas pela biblioteca vão desde a disponibilização do acervo de livros, com obras variadas de ficção e não ficção, inclusive com autores sorocabanos, até a oferta de cursos, exposições, passeios, oficinas de arte, culinária, circo, teatro, contação de histórias, brinquedoteca e apresentações artísticas. “É uma forma dinâmica, multidisciplinar, de estimular a leitura, a criatividade, as artes, enfim, as diversas e ricas manifestações culturais de nosso povo”, salienta João Donizeti.

A Biblioteca Infantil foi criada em 1986, para abrigar o acervo infanto-juvenil da Biblioteca Municipal, sendo instalada numa sala da então Delegacia Regional de Cultura, no Fórum Velho, quando deu início a uma série de atividades buscando divulgar o espaço e atrair público. Uma dessas iniciativas foi a criação, em 1987, da primeira Gibiteca e Brinquedoteca da região. Na década de 90, a biblioteca foi transferida para o prédio da Rua da Penha, com características arquitetônicas do final do século XIX, dispondo de amplo quintal e jardim interno. O imóvel foi tombado pelo Patrimônio Histórico de Sorocaba em 2004.