11/03/2022 19h31

Iniciativa da homenagem partiu do vereador, após falecimento do filósofo em janeiro deste ano

Por iniciativa do vereador Dylan Dantas (PSC) e aprovação da Câmara Municipal de Sorocaba, a cidade contará com uma rua em homenagem ao filósofo Olavo de Carvalho (1947-2022), autor de dezenas de livros e do COF – Curso Online de Filosofia. A referida via fica localizada no Metropolitano Condomínio Empresarial, na região do Éden, e será denominada “Filósofo Olavo de Carvalho”.

“Muitos pensadores brasileiros mesmo discordando de Olavo de Carvalho, são obrigados a reconhecer que ele quebrou a hegemonia da esquerda no pensamento coletivo brasileiro, oxigenando a vida intelectual em nosso país”, afirma Dylan Dantas, em relação ao homenageado.

Chamado de “pai da direita” no Brasil, Olavo Luiz Pimentel de Carvalho foi professor, filósofo, escritor, ensaísta e jornalista. Autor de dezenas de livros, elaborou mais de 40 mil páginas de apostilas para mais de 44 cursos, milhares de artigos e criou o maior curso de filosofia do país.

Dentre suas obras literárias, algumas destacadas são “O Mínimo que Você Precisa Saber para Não Ser um Idiota”, que reúne uma pequena parcela de seus textos escritos para diversos veículos da imprensa brasileira, e “O Imbecil Coletivo”, onde o autor discorre sobre o conjunto de mentalidades que rebaixaram o país à indigência moral e à miséria intelectual. O cotidiano intelectual e familiar de Olavo de Carvalho também se tornou filme, “O Jardim das Aflições”, dirigido por Josias Teófilo e lançado em 2017.

Olavo de Carvalho faleceu no dia 24 de janeiro de 2022, aos 74 anos, deixando sua mulher Roxane, oito filhos e 18 netos.