16/05/2022 16h12

Audiência pública teve a presença do secretário Paulo Henrique Marcelo e o presidente do PTS, Nelson Tadeu Cancellara.

A quarta rodada de Audiências Públicas para debater o Projeto de Lei nº 125/2022, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município de Sorocaba para o exercício de 2023, foi encerrada, na tarde desta segunda-feira, 16, com as apresentações da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (Seurb) e do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).  A sessão foi presidida pelo vereador Ítalo Moreira (PSC), presidente da Comissão de Economia, composta ainda pelos vereadores Cristiano Passos (Republicanos) e João Donizeti (PSDB).

Pela da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (Seurb), o secretário Paulo Henrique Marcelo falou sobre o orçamento da pasta para o próximo ano, previsto em R$ 17.524.000. Segundo ele, as principais áreas para alocação dos recursos serão a informatização e reforma no espaço físico da Seurb, tecnologias para geoprocessamento, sequência ao programa de estágio, insumos para os trabalhos das fiscalizações e despesas contínuas.

A vereadora Iara Bernardi (PT) questionou sobre as informações de elaboração do plano diretor que, de acordo com Paulo Marcelo, está alocado na Sead/CADI (Secretaria de Administração/Centro de Aceleração de Crescimento). O secretário informou que as comissões para elaboração do plano diretor já foram iniciadas e a próxima etapa são as audiências públicas. “A meta é até o final de 2023 entregar o plano diretor para análise da Câmara”, afirmou o secretário. Iara também cobrou maior fiscalização de placas informativas em obras e questionou as ações de urbanismo realizadas pela secretaria. A vereadora também sugeriu convocar os responsáveis pelo CADI para apresentação na Câmara.

O secretário ainda informou que a pasta está realizando a atualização do código de obras do município e atualizando equipamentos e tecnologias para fortalecer a agilidade dos processos da Seurb.

Parque Tecnológico - O presidente do PTS, Nelson Tadeu Cancellara, explicou sobre as metas e prioridades da empresa municipal, que terá orçamento previsto de R$ 5.745.000, sendo R$ 4.485.000 para custeio e R$ 1.260.000 em recursos humanos. As principais áreas de atuação do Parque são em inovação e empreendedorismo, competitividade e sustentabilidade, além de responsabilidade social. Estão previstas ações para implantação de curso superior, conceito triple hélice (agora denominada quíntupla - governo, capital, instituições de ensino, cidadão e meio ambiente) e apoio a startups.

Questionado pela vereadora Iara Bernardi (PT), Cancellara explicou que o apoio oferecido às startups é o desenvolvimento de ideias e projetos para que saiam do papel e, em seguida, mentorias de marketing e vendas para que o protótipo chegue ao mercado. A vereadora lembrou de um projeto para redução de desperdício de água, elaborado no PTS, que não foi implantado na cidade. O presidente do Parque contou que já foi agendada uma reunião entre a empresa criadora e o Saae para avaliar a possibilidade de implantação em Sorocaba.

Cancellara ainda falou de arranjo produtivo local, estudos para uma cidade mais tecnológica e inteligente no futuro, e o desenvolvimento da cultura de planejamento no município.