18/05/2022 09h42
atualizado em: 18/05/2022 09h42

A iniciativa foi do vereador Dylan Dantas (PSC) e contou com a participação de líderes religiosos e representantes da área da educação

O Dia Internacional da Família, celebrado anualmente no dia 15 de maio, foi comemorado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de terça-feira, 17, no plenário da Casa, por iniciativa do vereador Dylan Dantas (PSC), com a participação de representantes de diversas entidades, como Famílias Educadoras do Estado de São Paulo (Faedusp), Capelania Evangélica Federal e Internacional (Cefi) e Colégio Atitude. Vários casais, representando as famílias, compuseram a mesa estendida.

A solenidade foi presidida pelo vereador Dylan Dantas, que dividiu a mesa de honra com as seguintes autoridades: pastor Júnior Menezes, da Igreja Batista do Evangelho de Votorantim; pastor Valdemar Alonso, presidente da Capelania Evangélica Federal Internacional; pastor Cleiton Ismael de Assis da Silva, da Igreja Assembleia de Deus de Vila Gomes; Cláudia Romão, diretora pedagógica do Colégio Atitude; e Leonardo Guerin, diretor da Associação das Famílias Educadoras do Estado de São Paulo. O evento contou com apresentações musicais do Grupo Maranata (voz e violão) da Assembleia de Deus de Vila Gomes, composto por Edson Felipe, Lana Rodrigues, Elaine Gonçalves e Elias Segatti (violão).

“Base de tudo” – “É uma honra poder presidir uma sessão solene para falarmos de família. Isso significa que estamos ocupando espaço em um mundo que tem um ambiente totalmente ideológico e, às vezes, nefasto. Então, hoje nós estamos aqui para falar de família – o berço de tudo”, afirmou o vereador Dylan Dantas, enfatizando que “as famílias antecedem o Estado, cuja função é protegê-las e não tentar tolher seus direitos e usurpar seu papel”.

O vereador lamentou o aumento dos divórcios, criticou as campanhas em defesa do aborto e defendeu que os pais deem mais atenção aos filhos, “pois o carinho paterno e materno capacita o filho a viver melhor”. O vereador também defendeu a autonomia das famílias e os direitos dos pais educarem os filhos. “O papel do Estado é preservar os valores da família, resguardar a autonomia das famílias e criar um ambiente salutar, propício para que as famílias possam se desenvolver”, enfatizou o vereador. “A família é a base de tudo. As crianças precisam de amparo, atenção e cuidado. E os pais também”, disse, emocionado.

Educação e família – Em seguida, Marco Antônio Vaz de Almeida, cristão católico, lamentou a atitude de partidos contrários às famílias e observou que a separação dos pais causa danos às crianças. Cláudia Romão, do Colégio Atitude, disse que não há uma educação neutra e defendeu o papel das escolas confessionais como parceiras das famílias num tempo de desconstrução dos valores familiares. Leonardo Guerin discorreu sobre o ensino domiciliar e observou que a educação em casa é um ponto de convergência entre conservadores, libertários e liberais, uma vez que esses três segmentos reconhecem a importância da família na educação dos próprios filhos, inclusive para o sucesso das crianças.

O pastor Gleison Ismael de Assis da Silva disse que, antes de ser pastor, é pai e ressaltou a importância dos pais na formação dos filhos, destacando que os pais precisam inspirar confiança nos filhos. Renato Lucena, professor de filosofia da rede estadual de ensino, discorreu sobre os modelos de sociedade e disse que a família é a sociedade doméstica, anterior à sociedade civil, não tendo o Estado autoridade sobre ela, da qual ele depende para não se destruir. Jeferson Luiz, da Associação Comercial de Sorocaba, também enfatizou que a família é a base de tudo. O pastor Valdemar Alonso, que também é militar, enfatizou a importância da luta pelos valores da família, sem ataques, mas com firmeza. O pastor Júnior Menezes também afirmou que a família é a instituição mais antiga da sociedade e a sua base.

A audiência pública foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo Fibra) e está disponível no portal da Câmara Municipal de Sorocaba e através de suas redes sociais.