19/05/2022 11h36

O vereador discorreu, entre outros assuntos, sobre o atendimento dos acamados e os serviços da CPFL

As diversas demandas na área de saúde e as ações de seu mandato em prol de melhorias nos bairros foram algumas das questões abordadas pelo vereador Silvano Jr. (Republicanos) em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da TV Câmara, na manhã desta quinta-feira, 19, antes da sessão ordinária da Câmara Municipal. No programa conduzido por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também discorreu sobre projeto de lei de sua autoria que prevê desconto no IPTU para imóvel com ponto de ônibus na calçada e foi vetado pelo Executivo. O veto foi rejeitado em plenário na sessão ordinária desta terça-feira, 19.

Silvano Jr. considera que os proprietários de imóveis com ponto de ônibus na calçada são muito prejudicados e fazem jus à uma compensação, o que propôs por meio do Projeto de Lei nº 05/2019, que foi aprovado em plenário, com emenda, e se tornou o Autógrafo nº 51/2022, vetado pelo Executivo. Esse projeto concede desconto de até 10% do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para os imóveis onde há ponto de ônibus em sua calçada. O projeto foi vetado sob o argumento de que não previa o impacto financeiro do referido desconto, mas o vereador conseguiu a derrubada do veto em plenário.

“O ponto de ônibus é muito importante para o usuário do transporte, evidentemente, mas ele causa muito transtorno para o morador do imóvel em cuja calçada foi instalado. Dificulta estacionar o veículo, gera muito barulho de pessoas, entre outros problemas, como trinca nas paredes das casas nessas vias em que passam ônibus”, enumera Silvano Jr., observando que a calçada é de responsabilidade do dono do imóvel e o desconto é justamente para evitar que o proprietário peça à Urbes para retirar o ponto de ônibus.

Energia e saúde – Silvano Jr. também criticou o serviço prestado pela CPFL, a concessionária de energia, observando que a empresa tem sido objeto frequentes de queixas por parte dos munícipes. “Durante a pandemia, a CPFL cortou a energia de muitas famílias, que não tinham condição de pagar a energia, recebendo um auxílio de 600 reais”, lembrou. O vereador também lembrou que a cidade enfrenta problemas com a iluminação pública, apesar do esforço da Prefeitura para trocar as lâmpadas. “Eu defendo que a CPFL arcasse com a iluminação pública. O atendimento dela é péssimo”, enfatizou.

Outra preocupação de Silvano Jr. é com o atendimento de saúde, objeto de requerimentos que tem apresentado no Legislativo. Segundo ele, está faltando equipe para o atendimento domiciliar dos acamados e, com isso, a visita aos pacientes chega a demorar três meses, quando deveria ocorrer de quinze em quinze dias, em muitos casos. O vereador também falou sobre o atendimento dos pacientes com câncer e sobre o caso de um jovem que precisa de atendimento odontológico especializado, uma vez tem deficiência mental, mas não consegue passar pelo Hospital Regional para fazer o atendimento.

Para Silvano Jr. (Republicanos), esses problemas da saúde em Sorocaba são históricos, vêm de muitos anos, mas, no seu entender, a administração do prefeito Rodrigo Manga tem procurado avançar na área da saúde. O vereador elogia o atual secretário municipal de Saúde, Cláudio Pompeu Chagas, que, no seu entender, tem feito um bom trabalho à frente da pasta. “O secretário, atendendo uma reivindicação nossa, disse que fará convênio com o BOS para zerar as cirurgias de catarata”, destaca o vereador.

Ações de cidadania – O vereador também externou sua preocupação com os moradores de rua, sobretudo em virtude do frio que está fazendo nessa época do ano, e elogiou a Secretaria de Cidadania pela ação que está sendo feita no sentido de recolher os moradores de rua, inclusive com um número de WhatsApp exclusivo para esse atendimento. O vereador também defendeu a revitalização do Mercado Distrital, observando que milhares de pessoas frequentam o local todos os domingos. Para ele, é possível ampliar a oferta de comércios e serviços no local, inclusive com uma feira noturna. Por fim, o vereador falou de várias melhorias que conquistou com a Prefeitura para a região da Vila Progresso, Iguatemi, Morumbi, entre outros. A entrevista está disponível nas redes sociais da Casa.