20/05/2022 16h17

Vereador é autor do projeto que reconhece na cidade o uso do Cordão de Girassol por pessoas com deficiências ocultas

O vereador Cristiano Passos (Republicanos) realizou nesta sexta-feira, 20, uma visita ao Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), com o objetivo de estreitar o compromisso de ajudar anualmente o hospital com emendas impositivas.

“O BOS realiza um trabalho de excelência que se destaca no país todo, como referência em tratamento oftalmológico. É um orgulho ter essa instituição em nossa cidade e por isso buscamos colaborar na medida em que é possível, sendo uma dessas formas o encaminhamento de verbas através das emendas impositivas”, afirma Cristiano Passos.

Durante a visita, também foi selado o apoio do BOS ao projeto de lei de autoria do vereador que reconhece na cidade o Cordão de Girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiência não visível. “Essa iniciativa trata do uso de um cordão na cor verde, com estampa de girassóis, com crachá, por pessoas com deficiências ocultas, que necessitam de suporte adicional, ajuda ou um tempo maior para desempenhar suas tarefas”, explica Cristiano Passos.

O referido projeto determina que os estabelecimentos públicos e privados devem orientar seus funcionários e colaboradores quanto à identificação de pessoas com deficiências não visíveis, a partir do uso do cordão de girassol, bem como aos procedimentos que possam ser adotados para atenuar as dificuldades destas pessoas. Entre as deficiências ocultas, são exemplos o autismo, doença de Chron, colite ulcerosa, esquizofrenia, síndrome do pânico e transtornos ligados à demência.

“Essa simples e poderosa ferramenta, apresentada no projeto de lei, seria mais um instrumento de relevante inclusão social e conscientização da população, elevando o patamar da nossa cidade, conhecida tradicionalmente por ser acolhedora a todos”, conclui Cristiano Passos.