23/05/2022 11h39

No programa "Bate-Papo com os Vereadores", o vereador comentou, entre outros temas, a proibição de shows pirotécnicos em locais fechados e a criação de frente parlamentar da segurança

Humanização e intercâmbio na política, foram alguns dos assuntos abordados pelo vereador Fernando Dini (MDB) no programa Bate-Papo com os Vereadores, da TV Câmara, na manhã desta segunda-feira, 23. Na entrevista a Carlos Garbo, o vereador também falou de sua proposta, aprovada recentemente, proibindo fogos de artifício e shows pirotécnicos em locais fechados e sobre segurança pública, entre outros temas caros à população, como a revitalização do zoológico e a conscientização sobre doenças raras.

No terceiro mandato, Dini, que comandou a presidência do Legislativo em 2019 e 2020, falou sobre sua trajetória como vereador, reforçando que o político precisa ouvir a população e acompanhar as mudanças comportamentais da sociedade. “Nós entendemos que, como em qualquer profissão, o político tem que se renovar a cada dia em suas ações, estudos e atitudes com o próximo”, afirmou.

Fernando Dini também destacou que o desemprego é hoje uma das grandes preocupações da população, observada pelo parlamentar em seus escritórios na Zona Leste e Zona Norte, onde ele e sua equipe atendem a comunidade, duas vezes na semana.

O parlamentar comentou ainda o cenário político regional, defendendo o aumento da representatividade de Sorocaba nas bancadas estadual e federal, lembrando que atualmente são apenas dois deputados federais e três estaduais. “O que nós queremos é que Sorocaba seja maior e melhor representada. O que precisamos é que nossas expectativas, enquanto cidadãos e eleitores aconteçam”, disse.

Shows pirotécnicos – O vereador Fernando Dini comentou a aprovação de seu projeto de lei que proíbe o uso de produtos geradores de faíscas, fogos de artifício e sinalizadores, bem como a realização de shows pirotécnicos com fogos em boates, bares, teatros, igrejas, auditórios e demais locais fechados destinados a eventos. “Tivemos essa desgraça na Boate Kiss, que reverberou pelo mundo e, se não abastasse, tivemos agora, recentemente, em Cesário Lange, onde mais uma vez uma pessoa perdeu a vida e outra está há cinco meses internada, além de muitas pessoas feridas”, afirmou.

O parlamentar reforçou que “bastaria o bom-senso” para evitar tragédias anunciadas como as citadas, mas, como isso não acontece, sua lei procura evitar acidentes. “Hoje é crime. Violar essa lei é crime, passível até de cassação de alvará”, frisou. Ainda durante a entrevista, Dini falou sobre segurança e a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública, de sua iniciativa, para discutir, de maneira conjunta com municípios da região, o combate a crimes praticados por quadrilhas organizadas que estão migrando para o interior, como frisou.

Zoológico – Fernando Dini também comentou a polêmica em torno da transferência ou manutenção do elefante Sandro, reforçando que, a maioria dos animais do zoológico ou foram resgatados de maus tratos ou não tinham mais condições de viver em seu habitat natural. “O Sandro é um elefante idoso, com aproximadamente 50 anos, que foi resgatado aos 10 anos de um circo, onde sofreu por uma década com maus tratos”, destacou, defendendo a permanência do animal no zoológico de Sorocaba, onde o animal recebe tratamento adequado.

“Mesmo com as melhores intenções, a decisão estava equivocada. O juiz indeferiu e o Sandro continua. Agora o que nós precisamos é adequar a estrutura onde o Sandro fica, que é deficitária, e também conseguir uma companheira para ele”, disse. O parlamentar também defendeu a revitalização de todo o complexo do Parque Zoológico Quinzinho de Barros que, há 22 anos, não passa por grandes adequações.

Encerrando sua participação, o vereador lembrou a promulgação da lei, de sua autoria, que incluiu no calendário oficial do Município o “Dia da Conscientiza­ção sobre a Síndrome de Edwards”, assim como sua luta, como parlamentar, pela conscientização de doenças raras e garantia de acesso aos tratamentos pela população. Transmitida ao vivo pela TV Câmara, a entrevista com o vereador Fernando Dini ficará disponível no portal da Câmara Municipal e nas redes sociais da Casa.