26/05/2022 12h41

O vereador também falou sobre leis de sua autoria em defesa dos animais e da conquista da água encanada pela Comunidade Fazendinha

O reforço da segurança pública em bairros da Zona Norte, a implantação de brinquedos inclusivos nas escolas e projetos de sua autoria em defesa dos animais foram algumas das questões tratadas pelo vereador Fausto Peres (Podemos) na entrevista que concedeu ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 26, antes da sessão ordinária. No programa conduzido por Priscilla Radighieri e Lincoln Salazar, o vereador também falou sobre a inclusão de eventos esportivos no calendário oficial de Sorocaba.

Fausto Peres discorreu sobre a importância de duas recentes leis de sua autoria, que instituíram no calendário oficial de Sorocaba a Corrida “21K de Sorocaba”, realizada no mês de agosto, por ocasião do aniversário de Sorocaba, e a Corrida “Kiss Run Feminina”, a realizada no mês de março e alusiva do Dia Internacional da Mulher. Fausto Peres enfatizou que os dois eventos atraem centenas de pessoas de outras cidades, que se hospedam na rede hoteleira de Sorocaba a geram renda para o município. “A inclusão dessas corridas no calendário oficial facilita sua realização e divulgação, bem como a participação dos interessados, inclusive de outras cidades”, explica.

O vereador também comemorou a aprovação e promulgação da Lei 12.558, de 10 de maio de 2022, de sua autoria, que torna obrigatória a instalação de, no mínimo, um equipamento para lazer e recreação infantil adaptado a crianças com deficiência física ou mental nas escolas do Município de Sorocaba. “Essa foi uma conquista importante. São brinquedos adaptados para crianças com deficiência, para que elas não sejam excluídas da recreação com as outras crianças e nos parques”, afirma Fausto Peres. “Conversei com o prefeito Rodrigo Manga e ele tem interesse em instalar brinquedos inclusivos, adaptados, inclusive em parques públicos”, afirmou.

O reforço da segurança pública em bairros da Zona Norte da cidade foi outro ponto abordado pelo vereador na entrevista. O parlamentar participou de recente reunião na Escola Municipal Inês Rodrigues Cesarotti, no Parque Vitória Régia, com os comandos da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, quando a questão da segurança na região foi discutida. “Estão ocorrendo muitos roubos em residências, mercados, padarias, açougues e nos pontos de ônibus da região, quando as pessoas estão indo para a escola ou para o trabalho. Por isso, fizemos essa reunião, pedindo o aumento do patrulhamento. Já foi possível ver que surtiu efeito e esperamos que continue assim”, afirma.

Fausto Peres comentou, ainda, a conquista da água encanada pela Comunidade Fazendinha. “São 85 famílias que não tinham água encanada, mesmo morando ao lado de uma Unidade Básica de Saúde. Isso ocorria há mais de 25 anos, devido a problemas de dívidas do empreendimento imobiliário, que impedia o desmembramento da área para que o Saae pudesse fazer a ligação de água”, conta o vereador, observando que acompanha a situação dessas famílias desde quando era líder comunitário e, tão logo foi eleito vereador, deu continuidade a essa luta. “Conversamos com o prefeito Rodrigo Manga e, por meio de um projeto aprovado, aquela área foi declarada de interesse público, possibilitando a implantação da água”, conta.

Por fim, Fausto Peres também falou de projetos de lei de sua autoria em defesa dos animais, como a lei que criou a Patrulha Animal em Sorocaba, e falou de uma de suas paixões: o Esporte Clube São Bento. A entrevista do vereador está disponível no portal da Câmara de Sorocaba e em suas redes sociais.