27/05/2022 08h51

Realizada por iniciativa do vereador Luis Santos (Republicanos), a sessão solene irá contar com apresentações de grupos musicais de viola caipira

Para celebrar o Dia do Tropeiro e a Semana do Tropeirismo, a Câmara Municipal de Sorocaba irá realizar uma sessão solene na noite desta sexta-feira, 27, às 19h30. A iniciativa é do vereador Luis Santos (Republicanos), autor de leis que valorizam a memória tropeira em Sorocaba.

A sessão contará com apresentação da Orquestra de Violas de Sorocaba “Zé Franco”, do Grupo de Catira da Família Du Catira da cidade de Itapevi e do CTG Fronteira Aberta de Sorocaba. Na ocasião também serão homenageados representantes do tropeirismo paulista, como o cuteleiro Pedro Luiz Lopes, o historiador Geraldo Bonadio e João Acácio Novaes Branco.

Incentivador de projetos de estímulo à cultura e membro da Comissão de Turismo, Luis Santos é autor da Lei 11.171, de 16 de setembro de 2015, que instituiu no calendário oficial de Sorocaba o “Dia do Tropeiro”, a ser comemorado, anualmente, na data de 22 de maio, com a realização de palestras, exposições e outras atividades em escolas. Também é autor da Lei 11.086, de 22 de abril de 2015, que institui Sorocaba como “Capital do Tropeirismo”.

Luis Santos participa ativamente de atividades e ações que estimulam o desenvolvimento do turismo rural e cultural. "Nosso objetivo, com este ato, é homenagear e parabenizar a comunidade tropeira pelo resgate da história do povo sorocabano e paulista, ressaltando a importância do respeito às tradições", disse o vereador.

Com transmissão ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais, o evento reunirá tropeiros de diversas cidades paulistas e conta coma confirmação de presenças de prefeitos, vereadores, secretários municipais e representantes do tropeirismo paulista.

(Assessoria do Vereador Luis Santos/Republicanos)