27/05/2022 15h45

O debate com os alunos de pedagogia foi sobre políticas públicas para a educação

Discutir políticas públicas é uma forma de empoderar as novas gerações de educandos e educadores. Com essa premissa, a vereadora Fernanda Garcia (PSOL), participou hoje (27), de uma roda de conversa com os alunos de pedagogia no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Sorocaba. A ideia do evento era discutir a função do Poder Legislativo, como é o processo de fiscalização e a criação de leis.

Para a vereadora, o evento foi muito importante, já que uniu duas atividades que ela conhece bem: a vereança e a sala de aula. "É gratificante poder informar esses novos educadores sobre como a política está inserida em todos os espaços. A população precisa se apropriar da política, para reivindicar e promover lutas pelos seus direitos", explicou a vereadora.

Com vários trâmites, muitas vezes burocráticos, existe ainda a dificuldade da maioria da população em compreender o processo legislativo e o "caminho" de um projeto, até a sua implantação. "Debates como o de hoje é uma forma de fortalecer as lutas dos trabalhadores, neste caso, dos estudantes universitários. Vi o empenho dos alunos e as novas ideias para a formação de projetos para a educação pública, isso traz esperança nesses tempos difíceis", comentou Fernanda Garcia.

"Além da atuação legislativa, conversamos sobre a educação pública, em especial, a municipal. Estamos em um governo que busca a todo custo a terceirização. Expus a problemática deste modelo, onde todos perdem: trabalhadores, alunos e sociedade", lembrou a parlamentar que continuou: "dialogamos sobre políticas de incentivo à educação e recebemos diversas sugestões relevantes. Colocamos o nosso mandato como instrumento dos alunos e de todos que acreditam que a educação é instrumento de mudança", completou a vereadora.

"Somado ao debate, os alunos trouxeram uma reivindicação importantíssima: a definição de um local fixo para o Instituto. Não é conveniente só o terreno, mas que seja estudado a melhor localização e que haja rapidez neste processo. Vamos questionar e pressionar a prefeitura para que isso seja solucionado o mais breve possível", finalizou a parlamentar.

(Assessoria de imprensa – vereadora Fernanda Garcia – PSOL)