03/06/2022 13h42

Em entrevista à TV Câmara, o parlamentar falou ainda sobre os desafios de comandar o Legislativo em ano eleitoral.

O presidente do Legislativo falou sobre eleições, recorde de produção legislativa e de devolução de recursos, saúde e educação no “Bate-Papo com os vereadores”, da TV Câmara, na manhã desta sexta-feira, 3. Na entrevista a Carlos Garbo, o presidente, além do balanço dos primeiros cinco meses da atual legislatura, lembrou leis de sua autoria e conquistas para a região do Júlio de Mesquita, fruto de sua atividade parlamentar.

O presidente iniciou falando sobre recorde da produção no Legislativo, que se mantém nesse ano, a exemplo do ano anterior, casada com a economia de recursos, que também é um esforço da atual gestão. Em 2021 foram R$ 12 milhões devolvidos ao Executivo, com 9 mil proposituras apresentadas pelos parlamentares. Até maio de 2022, a Casa já contabiliza 4 mil proposituras e expectativa de nova devolução de recursos. “Mostra que a Câmara, mesmo sem privar os vereadores de desenvolverem suas atividades e os funcionários de equipamentos para trabalhar, consegue, com a ajuda de todos, devolver nossas economias e ajudar a prefeitura a, por exemplo, realizar os mutirões da saúde”, reforçou o presidente.

O presidente também disse que este é um ano atípico, por ser eleitoral, e que existe a possibilidade de a TV Câmara, por ser um canal aberto, ter que veicular as inserções da propaganda eleitoral. O presidente reforçou a pluralidade do Legislativo, com representantes de diversas ideologias e disse que fica feliz que haja tantos vereadores representando a população sorocabana nas eleições. “Um político, quando chega à Câmara Federal ou ao Senado e ele já passou pela casa legislativa municipal ele tem um conhecimento mais amplo, porque está próximo da população. Quando você pleiteia direto um cargo lá em cima, no Congresso, você não sabe, aqui embaixo, o que a população pensa. Já o vereador ele sabe o que a população precisa, porque ele é o elo mais”, afirmou.

Sobre o concurso da Câmara, realizado no último final de semana e que foi alvo de questionamentos, o presidente lembrou que a Comissão de Concurso, formada por servidores, acompanha o caso desde o início, sendo que a empresa que aplicou a prova já foi oficializada. De acordo com o presidente, as possibilidades são o cancelamento do concurso ou a reaplicação das provas com questões repetidas. “Temos um trâmite a seguir e acredito que, caso a documentação enviada pela empresa seja suficiente, já será tomada uma decisão pela Comissão”, afirmou.

Mandato de vereador – Durante a entrevista, Claudio Sorocaba também comentou demandas conquistadas por intermédio do seu mandato na área de saúde, incluindo a revitalização das UBSs Júlio de Mesquita, Márcia Mendes e Wanel Ville. “Hoje a população daquela região, que muitas vezes precisa de atendimento 24h, já pode procurar o posto de saúde para ser atendido. Temos também dentista e pediatra. É um sonho antigo da população, que antes precisava se deslocar a outro bairro, após o trabalho, em busca de atendimento”.

Cláudio Sorocaba comentou ainda a proposta de sua autoria obrigando unidades de urgência e emergência a terem dispensários de medicamentos. “Sabemos que muitas vezes acaba faltando, mas isso o vereador não pode mudar, pois essa listagem vem dos governos estadual e federal, mas aquilo que tem no Município precisa estar disponível para a população”, afirmou.

O presidente comentou ainda a lei de sua autoria que prevê atendimento funerário gratuito a famílias carentes. O presidente reforçou que a população que procura a isenção o faz de boa fé e que é preciso sempre dar visibilidade à essa gratuidade. “Muitas vezes não é interessante a divulgação dessa lei, se não fizermos esse trabalho, a pessoa chega na hora, naquele desespero, e acaba gastando o que não tem”, disse. Outra conquista do seu mandato foi a gratuidade de transporte para munícipes irem se vacinar, durante a pandemia, o que foi estendido, posteriormente, para os mutirões de emprego, conforme salientou.

Além de comentar outros temas como educação, incluindo distribuição de uniformes gratuitos aos alunos e vigias nas escolas, e meio ambiente, como a implantação de eco pontos, o parlamentar anunciou a vinda de um recurso federal, por meio de emenda do deputado Capitão Derrite, no valor de R$ 2,7 milhões para pavimentação e recapeamento