06/06/2022 14h22
atualizado em: 06/06/2022 15h06

Comissão de servidores recebe novas denúncias e envia questionamentos complementares a Instituto

A Mesa Diretora da Câmara de Sorocaba recebeu a recomendação da Comissão do Concurso Público 001/2022 e suspendeu oficialmente o certame por 15 dias, a contar da data de hoje (6). O objetivo é apurar as dezenas de novos e-mails com denúncias sobre a prova, e esclarecer mais pontos sobre a repetição de questões de Língua Portuguesa aplicadas nos exames. Com 41 vagas a serem preenchidas, mais de 20.600 candidatos se inscreveram para as provas.

Além da suspensão do certame, também ficam suspensos todos os prazos para cumprimento de obrigações decorrentes do contrato 03/2022, firmado com o Instituto Avança SP. Os eventos previstos no Anexo V do edital do Concurso Público, que estavam marcados para os dias 20, 21, 22, 23 e 24 de junho, foram cancelados e, se for o caso, serão posteriormente marcados.

A Comissão de Concurso Público considerou incompleta a resposta do Instituto ao questionamento inicial, a respeito das denúncias de repetição de questões nas provas objetivas aplicadas em 29 de maio de 2022. Além desse fato, também foram adicionadas mais 12 denúncias enviadas por munícipes através de dezenas de e-mails enviados à Comissão. Devido à demanda, ainda 84 novos e-mails precisam ser analisadas pela comissão, para definição de que se tratam de novas denúncias ou reiteração do já denunciado anteriormente.

As primeiras denúncias levantadas pela Comissão são referentes à repetição de questões nas provas objetivas, e se resumem a três grupos de possíveis irregularidades. O primeiro diz respeito aos cargos de Analista Orçamentário e Financeiro, Analista de Recursos Humanos, Designer Gráfico, Técnico em Informática e Engenheiro Civil, que tiveram provas com 6 questões alternativas em comum e que foram encontradas também em prova ao cargo de Professor de Ensino Fundamental - Inglês para a prefeitura da cidade de Buriticupu, no estado do Maranhão, organizado pela empresa LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Ltda.

O segundo bloco apontado foi nas provas objetivas para Oficial de Comunicação, Mestre de Cerimônias, Operador de Câmera e Oficial Legislativo, que reproduziram 15 questões e as alternativas encontradas na mesma prova para professores na cidade maranhense.

Já o terceiro bloco envolveu as provas para os cargos de Telefonista (9 questões reproduzidas), Oficial de Manutenção (7 questões reproduzidas), motorista (7 questões reproduzidas), agente de apoio legislativo (11 questões reproduzidas), todas presentes na avaliação para motoristas na Prefeitura de Buriticupu, organizada pela mesma empresa LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Ltda.

A ata da reunião da comissão pode ser acessada clicando no link a seguir: CONCURSO 2022.