15/06/2022 09h00
Facebook

A iniciativa foi do vereador Fábio Simoa (Republicanos), como parte do Dia Mundial de Doação de Sangue e da Semana Municipal de Doação de Plaquetas

O “Junho Vermelho”, mês da conscientização mundial sobre doação de sangue, e a Semana Municipal de Doação de Plaquetas foram celebrados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, na noite de terça-feira, 14, no plenário da Casa. A iniciativa foi do vereador Fábio Simoa (Republicanos), presidente da Comissão de Saúde do Legislativo sorocabano e autor da Lei 12.537, de 8 de abril de 2022, que instituiu o Dia Municipal de Incentivo à Doação de Plaquetas, celebrado anualmente em 8 de junho.

Além de Fábio Simoa (Republicanos), que presidiu a sessão solene, a mesa de honra contou com as seguintes autoridades: vereador Cícero João (PTB); secretário municipal de Relações Institucionais, Luiz Henrique Galvão; secretária municipal de Comunicação, Fernanda Burattini; vereador Jan Glasser (MDB), da Câmara Municipal de Tapiraí; diretor técnico do Hemonúcleo de Sorocaba (Colsan), médico Frederico Brandão; e o doador de plaquetas Eder Massakasu Aono. O evento também contou com profissionais da Colsan, doadores, pacientes e familiares, além de apresentações musicais de Marcos Rey (voz e violão).

Doador antigo – O vereador Fábio Simoa, ao saudar os presentes, contou de forma emocionada, a sua trajetória como doador de sangue e plaquetas, que se iniciou quando tinha 18 anos. Na época, o local de doação de sangue funcionava na Santa Casa, em condições diferentes da atual. “Cheguei sozinho, era um dia frio. Encontrei um senhor que não conseguiu doar sangue porque sua pressão estava alta e acreditava que tinham feito um procedimento errado. Mesmo assim, não desisti de doar e fui tratado, com muito carinho, na entrevista com os profissionais de saúde. Desde então, já são 23 anos como doador”, contou Simoa.

Posteriormente, através de uma prima que começou a trabalhar na Colsan, Fábio Simoa teve conhecimento da doação de plaquetas, por meio de aférese, e se tornou doador de plaquetas há cerca de dez anos. “Não tenho palavras para descrever minha satisfação por ser doador de sangue e de plaquetas. Por isso, já como líder comunitário e assessor de outros vereadores da Câmara, procurei trabalhar pela criação de leis incentivando a doação de sangue. Doar sangue é doar vida”, enfatizou o vereador, que, em seguida, discorreu sobre o trabalho da Colsan e a campanha do “Junho Vermelho” que está sendo desenvolvida pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba, com base na lei de autoria do parlamentar. 

A sessão solene contou com a participação, em vídeo, do médico Mateus Lima, que se submeteu a um transplante de medula, em maio, tendo como doadora a sua mãe, e ressaltou a importância da doação de sangue e plaquetas. Ele explicou que sofre de um linfoma, um câncer hematológico, em que o paciente necessita, durante todo o tratamento, de muitas bolsas de sangue e muitas plaquetas. “Por favor, doe sangue, doe vida. Doe um pouco da saúde. As doações que estou recebendo são importantíssimas, porque são elas que me dão chance de ser uma pessoa melhor lá na frente, de ser um médico melhor”, afirmou Mateus Lima, que agradeceu toda a equipe de profissionais que o atendem.

Importância da homenagem – O vereador Cícero João (PTB) parabenizou Fábio Simoa pela realização da sessão solene, enaltecendo a dedicação do colega à causa da doação de sangue e plaquetas. O secretário de Relações Internacionais, Luiz Henrique Galvão, ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Legislativo em prol da governabilidade no município e destacou o empenho do vereador pela causa da doação de sangue e plaquetas. “Fábio Simoa conseguiu implantar em Sorocaba a Semana do Doador de Plaquetas, a primeira do Brasil. Que isso se torne referência nos demais municípios”, afirmou. 

A secretária municipal de Comunicação, Fernanda Burattini, explicou como foi feita a campanha da doação de sangue e plaquetas, com base na lei do vereador Simoa e nas informações técnicas da Secretaria de Saúde. “A equipe de publicidade da Prefeitura fez um slogan para esse dia: ‘Generosidade é o que faz a vida continuar’. E é essa mensagem que eu gostaria de deixar”.

Trabalho da Colsan – O diretor clínico da Colsan, médico Frederico Brandão, exibiu fotos antigas da sede da Colsan, que foi fundada em 15 agosto de 1959, por meio de decreto do presidente Juscelino Kubitschek. “O primeiro doador de sangue na Colsan foi o governador Carvalho Pinto e o segundo doador foi o bispo de São Paulo, dom Paulo Rolim Loureiro. A Colsan é pioneira no incentivo à doação voluntária de sangue”, afirmou.

Brandão lembrou que, no início, as doações de sangue eram pagas. Com a Constituição de 1988, ficou vedado todo tipo de comercialização e a doação passou a ser voluntária. Em 2005, a Organização Mundial de Saúde estabeleceu o dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. “Hoje, no Brasil são realizadas mais de 3,6 milhões de doações de sangue por ano. Em São Paulo, são cerca de 1 milhão de doações. A Colsan é responsável por 16% das doações do Estado de São Paulo e 4% das doações no Brasil, atuando na Grande São Paulo, ABC Paulista, Jundiaí, Sorocaba, Vale do Ribeira e na região de Santos”, enumerou.

Segundo o médico, no ano passado, houve um aumento no número de doações. “Em 2021, em plena pandemia, foi o ano em que a gente mais colheu sangue em Sorocaba”. O diretor clínico mostrou, ainda, os diversos equipamentos da Colsan e enfatizou a importância da doação de sangue. “Se a gente não tiver o doador, nosso trabalho não é possível, por isso as políticas de incentivo à doação são fundamentais e agradecemos o vereador Fábio Simoa pela iniciativa. “O sangue dura 30 dias, o plasma dura um ano, mas a plaqueta dura apenas cinco dias. Como tem duração muito curta, precisamos de doações de plaquetas todos os dias”, acrescentou Frederico Brandão.

Depoimento de doador – O doador Eder Massakasu Aono, que já fez mais de 200 doações de plaquetas, falou da importância de se doar sangue e plaquetas e recitou um poema do padre Lúcio Floro, posteriormente musicado: “Espírito criador / foi dom de vossa bondade / encher-nos de habilidade / para o trabalho, Senhor. / Com o Pai vós sois bendito / Porque dais à nossa mão / Com o poder quase infinito / Continuar a criação”. Eder Aono acrescentou: “Penso que a doação de plaquetas, a doação de sangue, é o Divino que fala em nós, pois, com esse simples gesto, as pessoas podem continuar vivas. Se você pode doar sangue ou plaquetas, doe, pois assim continuaremos essa obra da criação”.

O vereador de Tapiraí, Jean Glasser, que começou a ser doador em 2021, falou de um grupo de doação que surgiu em Ibiúna e também envolve pessoas de Tapiraí e Piedade. E dois irmãos presentes à audiência, juntamente com seu pai, Ana Clara e Bruno, respectivamente receptora e doador de medula, deram depoimentos sobre o ato de doar para salvar vidas.

Homenagens da sessão – Durante a sessão solene, o vereador Fábio Simoa homenageou com votos de congratulações pessoas doadoras de sangue, pessoas doadoras de plaquetas e a equipe da Colsan. O doador de plaquetas Marcilio Carrosi foi homenageado, in memoriam, com votos de congratulações. E, a pedido do secretário de Comunicação Institucional da Câmara de Sorocaba, Fábio Mascarenhas, foi anunciada a Campanha Dia “D” de Doação de Sangue e Medula, entre os servidores da Casa, que será realizada no dia 24 de junho, sexta-feira da próxima semana.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET; e Canal 9 da Vivo) e está disponível no portal da Câmara de Sorocaba na Internet e em suas redes sociais.