20/06/2022 09h20

Na reunião, foram discutidos outros assuntos ambientais e o vereador cobra providências em relação à poluição do Córrego Tapera Grande ​

O vereador João Donizeti Silvestre (PSDB) esteve reunido na última semana com o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola para discutir assuntos ambientais e de saneamento básico. No encontro foi tratada a questão da despoluição do Córrego Tapera Grande, bem como a possibilidade de reativação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pirajibu, localizada em área limítrofe entre os bairros do Cajuru e da Cidade Nova, respectivamente pertencentes aos municípios de Sorocaba e Itu.

De acordo com o vereador, a reunião foi importante para lembrar e cobrar do prefeito de Itu as ações que devem ser programadas para que aconteça o devido tratamento do descarte in natura de 60 mil habitantes da região da Cidade Nova. “Todo esse esgoto é depositado, diariamente, sem tratamento algum no Córrego Tapera Grande, poluindo este curso d’água, consequentemente o Rio Pirajibu e posteriormente o rio Sorocaba”, explicou Donizeti.

O despejo de esgoto no Córrego Tapera Grande tem causado transtornos para os moradores do Cajuru, sobretudo em relação ao mau cheiro e proliferação de pernilongos. Outra preocupação do vereador é que o córrego despeja sua água poluída no rio Sorocaba em um ponto anterior à ETA Vitória Régia, que funciona captando água do mesmo rio.

Segundo o vereador, a ETE foi inaugurada no ano de 2017 e deveria estar tratando o esgoto de uma população da região do Pirapitingui, em Itu. “Mas, por conta de impedimentos estruturais de sua edificação, ela encontra-se inoperante, despejando todo o seu esgoto no Córrego Tapera Grande, no bairro do Cajuru, fazendo com que o pernilongo denominado “cúlex” se prolifere em abundância na Zona Industrial de Sorocaba durante todo o ano”, enfatiza João Donizeti.

A reunião terminou com o compromisso do prefeito de Itu em realizar as devidas adaptações na ETE Pirajibu, com o objetivo de reparar os danos que fizeram cessar o seu funcionamento. As obras deverão seguir três etapas planejadas até o ano de 2025, sendo elas fundação, estrutura e impermeabilização. O valor total da obra está orçado em 15 milhões de reais, e deverá ser licitado nos próximos meses. Já se encontra reservado no Fundo Estatal de Recurso Hídricos (Fehidro), o recurso de 10 milhões de reais que serão destinados à reativação.

Ainda participaram do encontro o secretário de meio ambiente de Sorocaba, Edson Thiago Santoro Alves, o diretor-geral do SAAE/Sorocaba, Tiago Suckow, e o diretor da Cia. Ituana de Saneamento, Maurício Rossignatt.