29/06/2022 14h27
atualizado em: 29/06/2022 21h39
Facebook

Por iniciativa do vereador Ítalo Moreira (PSC), o professor José Alberto Deluno recebeu a honraria em sessão solene realizada na Facens

O professor José Alberto Deluno, que dedicou sua vida ao magistério e, aos 90 anos, é diretor emérito da Facens, foi homenageado pela Câmara Municipal de Sorocaba com a Comenda Referencial de Ética e Cidadania em sessão solene externa, realizada no Centro Universitário da Facens, na manhã desta quarta-feira, 29. A iniciativa da homenagem foi do vereador Ítalo Moreira (PSC), que ressaltou o compromisso do professor com a educação e seu legado de ética, cidadania e idealismo.

Presidida pelo vereador Ítalo Moreira, a mesa de honra da solenidade contou com as seguintes autoridades: o reitor da Facens, professor Fabiano do Prado Marques; o secretário municipal de Educação, Márcio Carrara; o engenheiro Paulo Roberto Freitas de Carvalho, diretor do Instituto de Pesquisas da Facens; e o engenheiro Antonio Beldi, mantenedor da instituição. O evento contou com apresentações musicais do professor Marcus Vinícius Ribeiro (violino) e Ana Laura Arruda Morais (voz). O homenageado esteve acompanhado por suas filhas Maria Gabriela e Maria Inês.

Em seu discurso de saudação ao homenageado, Ítalo Moreira lembrou que José Alberto Deluno realizou um trabalho fundamental em Brasília para a criação da universidade. “Sou eu quem fico muito honrado de poder realizar esta sessão solene em homenagem ao senhor”, enfatizou o parlamentar, que pediu uma salva de palmas para o professor pela inspiração que representa como um dos ícones da educação em Sorocaba, no Estado e no Brasil. Professores e funcionários e o mantenedor da Facens, Antonio Beldi, deram depoimentos emocionados sobre o professor José Alberto Deluno.

O empresário Antonio Beldi emocionou-se ao abraçar José Alberto Deluno e relembrou o trabalho desenvolvido pelo homenageado, ao lado do seu pai, Alexandre Beldi, na criação da Facens. “A gente se conheceu em 1968, quando nós fizemos o cursinho com você, que já nos preparava para a vida”, afirmou, ressaltando o exemplo do homenageado como pessoa e como profissional. A funcionária da Facens, Lucimeire, também emocionada, falou do lado humano do professor Deluno, com quem trabalha há mais de 20 anos. “Isso mesmo. Eu trabalho com seu Deluno. Porque ele continua aqui, alegrando nossas manhãs. Ele enriquece qualquer ambiente em que chega, com muitos exemplos”, disse.

Dados biográficos – Paulista de Mococa, onde nasceu em 10 de janeiro de 1932, José Alberto Deluno estudou Desenho Técnico e Projetos em São Paulo, vindo para Sorocaba em fevereiro de 1952, para lecionar na Escola Fernando Prestes. Nesta época trabalhou como projetista com o engenheiro Campelo, na área de construção civil, mas foi na área da educação que firmou sua carreira, da qual tem muito orgulho.

Fundou a instituição de ensino Artec Sorocaba, em que atuou como professor e diretor de Desenho Técnico, de 1959 a 1974. Também foi professor do Colégio Técnico Sorocaba, de 1968 a 1974. Formou-se em Pedagogia em 1977, tendo ministrado aulas na Faculdade de Tecnologia de Sorocaba a partir de 1978. 

Sempre trabalhando no magistério, foi coordenador de ensino do Centro Regional de Tecnologia Santa Escolástica, no início de 1975, bem como cofundador da Faculdade de Engenharia de Sorocaba, em 1976, atuando como vice-diretor entre 1977 e 1999. Também foi secretário acadêmico de 1999 a 2000 e diretor da instituição entre 2000 e 2014. Além de sua formação como Tecnólogo, é licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí e em Geometria Descritiva, entre outros cursos.

Depoimento do homenageado – Durante a sessão solene foi exibido um vídeo com um depoimento do professor José Alberto Deluno, que fez um resumo de sua história no magistério, desde a cidade de Mococa, onde fez os estudos primários no Grupo Escolar Barão de Monte Santo, ingressando, em seguida, na Escola Industrial de Mococa. Posteriormente, foi para São Paulo estudar na Escola Getúlio Vargas, em sistema de internato, onde fez o curso técnico em projeto de máquinas.

Assim que se formou, em 1951, foi trabalhar no escritório do professor Miguel Badra Júnior, no Vale do Anhangabaú, um arquiteto que também lecionava no colégio. “Em fevereiro de 1952, um colega me disse que um diretor de Sorocaba estava precisando de um professor de desenho. Então, conversei com o professor Diógenes de Almeida Marins, que me achou muito jovem, eu tinha apenas 20 anos. Mas o responsável pelo ensino técnico disse a ele que, apesar de eu ser novo, ele estaria bem servido de professor”, contou Deluno, lembrando que, já no dia seguinte, pegou o trem às sete da manhã e veio para Sorocaba, começando a dar aula de imediato. 

Com o desenvolvimento da telefonia, na década de 70, e a compra da Companhia Telefônica de São Paulo pelo engenheiro Alexandre Beldi (1920-2010), fundador do Grupo Splice, o professor Deluno conta que foi convidado a criar um curso técnico de telefonia, uma vez que havia necessidade de mão de obra no setor. Como não era possível conseguir a aprovação de uma escola técnica de imediato, foi montado um curso técnico dentro do Colégio Santa Escolástica, que contou com 100 alunos no período noturno.

Criação da Facens – Já no segundo ano do curso, Alexandre Beldi resolveu criar uma Faculdade de Engenharia em Sorocaba e encarregou Deluno de implementar o projeto. “Só tínhamos um laboratório, as dificuldades eram muitas, mas seu Alexandre me disse: ‘Se vira’. Então, eu contratei José Carlos Neves, que era secretário da Faculdade de Filosofia de Sorocaba e ele me ajudou a fazer o projeto para protocolarmos em Brasília. Em setembro de 77, o projeto estava pronto e foi aprovado por unanimidade. Em 30 de setembro de 1977, foi publicado no Diário Oficial a autorização de funcionamento da Faculdade de Engenharia de Sorocaba, com os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica”, contou Deluno, que também contou detalhes da construção da faculdade, na época, numa região de difícil acesso. 

Já em seu discurso na solenidade, o professor José Alberto Deluno se disse emocionado: “Eu agradeço primeiramente a Sorocaba por ter me recebido aqui em 1952, no Colégio Técnico Fernando Prestes, onde exerci o magistério por 30 anos. Depois, com seu Alexandre Beldi, veio a história da Faculdade de Engenharia, com o compromisso de formar os jovens sorocabanos para nossas indústrias, especialmente no ramo de telecomunicações. Esse foi o grande motivo da minha vida até hoje. E fico muito emocionado cada vez que venho aqui; e faço isso quase que diariamente. Aqui é minha casa. Sorocaba é minha casa. E vocês são meus familiares. Que essa escola continue sempre formando a juventude sorocabana com essa capacidade que demonstram nossos administradores e nossos professores. Parabéns a todos, obrigado” – finalizou Deluno, sendo aplaudido de pé.

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET e Canal 9 da Vivo) e está disponível nas redes sociais da Casa.