21/11/2022 12h59
Facebook

Faltam computadores, funcionários, ventiladores e até bancos na UBS Márcia Mendes, constata Fernando Dini (MDB)

Muita demora no atendimento, desconforto por falta de bancos, iluminação prejudicada e ventilação inadequada, mesmo em tempos de ameaça de Covid. A ausência de funcionários para a demanda gera demoradas filas de pessoas adoecidas, entre elas crianças e idosos. Essa foi a situação flagrada na manhã desta segunda-feira (21), pelo vereador Fernando Dini (MDB), em mais uma ação de fiscalização nas unidades de saúde, desta vez na Unidade Básica de Saúde (UBS) Márcia Mendes, no Jardim Vera Cruz, na Zona Oeste. “A situação é realmente precária. A nossa população merece mais respeito e por isso vamos reivindicar e trabalhar por melhor atendimento”, enfatiza Fernando Dini. 

O vereador encontrou diversas irregularidades durante a ação de fiscalização. Em uma fila única, mães com bebês no colo e idosos aguardavam junto com outros pacientes, sem que fosse garantida a preferência no atendimento, como prevê a legislação. Dentro da unidade, pacientes reclamavam de um ambiente muito abafado. O vereador constatou que faltam ventiladores e o único que conseguiu visualizar não funcionava, porque está quebrado. 

Até mesmo a sala de vacina, que precisa de refrigeração, está sem ar-condicionado. A UBS recebeu o equipamento, mas como é necessário substituir a fiação elétrica, nunca foi instalado. Faltam até bancos para que os pacientes possam se acomodar. Também não existem computadores em um dos consultórios e nem na sala de coletas de exames, o que deixa o atendimento ainda mais lento. 

Uma das piores situações foi constatada na farmácia, onde enormes infiltrações permitem que a cada nova chuva tanto o computador como os funcionários fiquem sob goteiras. A porta da despensa, onde ficam guardados os produtos de limpeza, foi arrombada e vários dos itens furtados há duas semanas e até hoje a porta não foi consertada.

O vereador Fernando Dini ressalta que a situação não é digna para a população Sorocaba e que já prepara requerimento cobrando informações e soluções para a unidade que, apesar de recentemente reformada, ainda possui tantos problemas.

(Assessoria de Imprensa – vereador Fernando Dini – MDB)