25/11/2022 10h27
atualizado em: 25/11/2022 10h28

Data será celebrada neste ano na próxima terça-feira, 29 de novembro. Parlamentar participou do programa da Rádio Câmara junto com Natalie Jabbor do projeto “Doa Sorocaba”.

Nesta sexta-feira, 25, o vereador Péricles Régis (MDB) participou do Manhã Câmara para falar do “Dia de Doar”. O programa da Rádio Câmara, sob o comando de Priscilla Radighieri e Marcelo Araújo, contou ainda com a participação virtual de Natalie Jabbour, coordenadora do projeto “Doa Sorocaba”.

Péricles Régis é autor da Lei 11.637, de 2017, que prevê a comemoração da data, anualmente, na terça-feira subsequente ao Dia Nacional de Ação de Graças. Neste ano a Câmara também está desenvolvendo campanha solidária para arrecadação de alimentos. “Essa campanha veio para contrapor a datas de consumo como a Black Friday e para mostrar o quanto podemos ser solidários como sociedade”, ressaltou o vereador.

Segundo Natalie, a campanha está em mais de 80 países, em milhares de cidades, e reforçou que o projeto “Doa Sorocaba” possui uma plataforma de doação (doasorocaba.abraceumacausa.com.br) que arrecada doações para ONGs da cidade. Também reforçou que o foco não são só as doações em dinheiro. “Você pode doar seu cabelo, sangue, suas horas, seu trabalho. São tantas formas de doar”, frisou, pedindo que todos se engajem e divulguem boas iniciativas como o “Dia de Doar”, que ainda é desconhecido por grande parte da população.

O vereador também comemorou que a campanha, neste ano, ganhou outro patamar e conta com o engajamento do Fundo Social de Solidariedade (FSS), que vai realizar o drive-thru solidário no próximo dia 29 de novembro, na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, em frente ao Paço Municipal, sentido Centro, no período das 9h às 15h.

Dia de Doar - O “Dia de Doar” faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu, pela primeira vez, nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday. O objetivo é fazer frente ao período de maior consumo da população e chamar a atenção também para a necessidade de aderir à cultura de doação e solidariedade.

No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR (Associação Brasileira dos Captadores de Recursos), o “Dia de Doar” faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, conta com a parceria do Instituto Mol.

Transmitido ao vivo pela TV e Rádio Câmara, o programa Manhã Câmara desta sexta-feiraficará disponível nas redes sociais do Legislativo.