25/11/2022 13h24
atualizado em: 25/11/2022 14h13

O parlamentar concedeu entrevista ao programa “Bate-Papo com os Vereadores”, quando também falou de leis de sua autoria

A importância da leitura na formação dos jovens, a defesa da prática de esportes como instrumento da saúde e da socialização e a conscientização sobre os direitos do nascituro foram algumas das questões abordadas pelo vereador Cristiano Passos (Republicanos) em entrevista ao programa “Bate-Papo com os Vereadores”, da TV Câmara, na manhã desta sexta-feira, 25. No programa conduzido por Carlos Garbo, o vereador também se posicionou sobre temas como a Marcha da Maconha e as últimas eleições.

Presidente da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor e membro de outras três comissões (Justiça; Economia e Ética), o vereador abordou diversos assuntos relativos ao seu mandato parlamentar e observou que, como pastor, está licenciado do ministério para exercer o mandato de vereador. Também apresenta um programa de serviços e utilidade pública na Rádio Metropolitana FM, emissora de perfil evangélico.

Membro da Comissão de Economia da Casa, encarregada de examinar o orçamento e exarar parecer às emendas apresentadas pelos vereadores, Cristiano Passos observou que há consenso em relação à maior fatia do orçamento que deve ser destinada para a saúde e a educação, o problema é a redistribuição do restante dos recursos. “Para a cultura, são cerca de R$ 12 milhões. Para o esporte, é o dobro, cerca de R$ 25 milhões. Cada segmento tem os seus apoiadores. E a cultura é muito grande, tem diversos artistas, amadores e profissionais. Mas o esporte é ainda maior, tem diversas modalidades”, pontua, acrescentando que o setor precisa de mais investimentos, pois o esporte, no seu entender, é saúde, além de contribuir para a socialização das crianças e jovens.

Leis aprovadas – Cristiano Passos falou de leis de sua autoria recentemente aprovadas, como a Lei nº 12.590, de 15 de junho de 2022, que reconhece no âmbito do Município de Sorocaba o Cordão de Girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiência não visível. O parlamentar enfatizou que não bastava aprovar a lei, mas era necessário garantir sua aplicação. “Muitas mães não iriam tirar do seu orçamento o dinheiro do litro de leite para comprar o cordão, então, conseguimos que algumas pessoas doassem esse cordão. Uma pessoa doou 3 mil cordões para a Prefeitura fazer a distribuição nas Unidades Básicas de Saúde, conforme os critérios da lei que aprovamos”, conta.

Outra proposta de Cristiano Passos, já aprovada em segunda discussão na Câmara Municipal, é o Projeto de Lei nº 280/2022, que institui no município a Ação Cultural “O Jovem Poeta”, com objetivo de estimular a leitura entre os jovens. “A adesão a provas como o Enem e o Encceja é muito baixa. E já tivemos livrarias entrando em recuperação judicial. A que se deve isso? À falta do hábito de leitura. Vou falar de mim, porque é fácil falar dos outros. Tenho muitos livros ligados a área de gestão pública. Comprei o livro “Os Onze” [de Felipe Recondo e Luiz Weber], um livro grosso, que fala do Supremo Tribunal Federal. Gosto muito de futebol. Então, se pego o livro para ler e a TV está ligada, corro o risco de me distrair com o futebol e só voltar a pegar o livro dias depois. Para ler é preciso estar focado”, enfatizou o vereador, falando de sua vivência em outros países, onde atuou como missionário. Para Cristiano Passos, o argentino, por exemplo, lê mais do que o boliviano.

Últimas eleições – Cristiano Passos também fez uma análise das últimas eleições: “As pesquisas indicavam que Lula seria eleito, o que acabou acontecendo. O nosso partido, o Republicanos, aceitou o resultado das urnas e já declarou que vai fazer uma oposição crítica. Mas, infelizmente, as pessoas estão muito inflamadas. Acreditam veementemente que houve fraude, não querem tirar isso da cabeça, porque essa ideia já foi implantada antes mesmo das eleições, se Bolsonaro não ganhasse seria fraude. Acho que esse tipo de pensamento desacredita o trabalho de todos, inclusive do próprio presidente, que foi eleito em 2018, além de desacreditar o trabalho dos deputados e governadores que foram eleitos”, afirma Cristiano Passos, que atribui essa desconfiança ao peso das redes sociais entre a população.

Na entrevista, o vereador falou, ainda, sobre o mutirão das cirurgias de catarata, observando que houve casos de desistência por parte dos pacientes, posicionou-se contrariamente à Marcha da Maconha e discorreu sobre a necessidade de medidas visando oferecer mais segurança nos jogos do campeonato varzeano. A entrevista está disponível no portal da Câmara e nas redes sociais da Casa.