30/11/2022 12h34
Facebook

Professora Regiane Relva Romano é homenageada por iniciativa do vereador Ítalo Moreira (PSC), em solenidade no centro universitário da faculdade

A professora doutora Regiane Relva Romano, diretora de Cidades Inteligentes da Facens, foi homenageado pela Câmara Municipal de Sorocaba com o Título de Cidadã Sorocabana em sessão solene externa, realizada no centro universitário da instituição, na manhã desta quarta-feira, 30. A iniciativa da homenagem foi do vereador Ítalo Moreira (PSC), que ressaltou o suporte dado pela homenageada para a ciência e tecnologia.

Presidida por Ítalo Moreira, a mesa de honra da solenidade contou com as seguintes autoridades: o reitor da Facens, professor Fabiano do Prado Marques; o secretário municipal de Cidadania Clayton Lustosa, representando o prefeito Rodrigo Manga; a diretora de Inovação da Facens, Taís Barros Beldi, representando a mantenedora da instituição; e o professor Paulo Carvalho, diretor do Instituto de Pesquisas da Facens. 

A homenageada esteve acompanhada de seu pai, Ziros Rodrigues Relva, do marido Fabian Romano e da filha Beatriz. O evento contou com apresentações musicais da cantora Luara Lima. 

Em seu discurso de saudação à homenageada, Ítalo Moreira reforçou a importância do trabalho desenvolvido pela professora e pesquisadora. “É uma honra homenagear a professora pelo trabalho que desenvolve não só para Sorocaba, para o Estado e para o Brasil, mas para a humanidade, trazendo inovações e tecnologia e estimulando os talentos aqui na Facens e pelo mundo à fora”, ressaltou. 

Emocionada e agradecida pela homenagem, a professora lembrou sua história com Sorocaba, onde o pai reside, e seu ingresso na Facens. “Foi uma alegria para mim, não apenas pelo título, mas pelo reconhecimento do trabalho da Facens e de todos vocês que estão aqui, porque ninguém faz nada sozinho. Para a gente fazer uma cidade humana, inteligente, inclusiva e sustentável, a primeira premissa que somos nós, não somos um ou outro, somos todos nós”, afirmou. 

Dados biográficos – Natural de Carapicuíba (SP), a professora, empresária, pesquisadora, palestrante, escritora e conselheira, Regiane Relva Romano, ingressou na faculdade de Tecnologia em Processamento de Dados aos 17 anos e hoje contabiliza mais de 35 anos de experiência internacional trabalhando em inovação. Regiane é Doutora em Administração de Empresas, pela FGV-EAESP, e Mestre em Informática - Gerenciamento de Sistemas de Informação, pela PUC-Campinas.

Em seu currículo despontam ainda aperfeiçoamento internacional em Varejo na Universidade de Ohio, em RFID na Universidade de Arkansas, em negócios na Universidade Columbia e em Cidades Inteligentes na Universidade de Lleida/Espanha.

Atuou como assessora especial no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e atualmente é diretora de Cidades Inteligentes da FACENS e curadora da Coalizão Digital da Região Metropolitana de Sorocaba, no projeto “Brasil 6.0”, além de vencedora do prêmio da Globant Women that Build Awards – categoria Tech Entrepreneur. 

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 4 da NET e Canal 9 da Vivo) e está disponível nas redes sociais da Casa.