01/12/2022 11h20
atualizado em: 01/12/2022 11h54

O vereador discorreu sobre o orçamento para 2023, os trabalhos da Câmara Municipal e algumas ações de seu mandato parlamentar

A proposta de repasse de incentivo aos agentes comunitários e de endemias, a implantação de um “Espaço Motoboy” para entregadores de mercadorias por aplicativos e as iniciativas de bem-estar e proteção animal foram temas abordados pelo presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Fausto Peres (Podemos), em entrevista ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, na manhã desta quinta-feira, 1º de dezembro, antes da sessão ordinária. No programa conduzido por Priscilla Radighieri e Amanda Mendes, o vereador também falou sobre a Maratona realizada no Parque das Águas, incluída no calendário oficial do município por sua iniciativa.

Fausto Peres, como 2º vice-presidente da Câmara Municipal, assumiu pela quarta vez a presidência do Legislativo sorocabano, em virtude da viagem do prefeito, do vice-prefeito e do presidente da Casa, Cláudio Sorocaba (PL), a Brasília. “Tive a honra de presidir a sessão de terça-feira última, que aprovou o orçamento municipal para o próximo ano, o maior da história, com 680 emendas, das quais 655 foram aprovadas”, observou Fausto Peres, que também ressaltou a importância da visita da comitiva sorocabana a Brasília, que, segundo ele, trará bons frutos para a cidade. “É uma alegria saber que nossa cidade está crescendo e sendo premiada”, acrescentou.

Agentes de saúde – O vereador reuniu-se ontem, na presidência da Câmara, com os agentes comunitários de saúde e os agentes de endemia para tratar de um incentivo previsto pelo Ministério da Saúde para essas categorias. “Desde 2015, já existe o chamado IFA (Incentivo Financeiro Adicional) para os agentes comunitários de saúde e de endemias, mas para a cidade conseguir esse incentivo para seus agentes, é necessário aprovar uma lei na Câmara. Por isso, apresentei um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a repassar aos agentes comunitários de saúde e aos agentes de combate às endemias esse incentivo”, afirma Fausto Peres, explicando que o projeto é um tanto complexo juridicamente, por isso, tem estudado bastante o tema para viabilizar o benefício e irá conversar sobre a proposta com o prefeito Rodrigo Manga para que ele encampe o projeto, caso não seja possível aprová-lo via Câmara.

Fausto Peres também falou sobre sua proposta de implantação em Sorocaba do “Espaço Motoboy”, em parceria com empresas e destinado aos entregadores por aplicativos, e contou que já está em andamento a construção de um espaço do gênero atrás do Terminal São Paulo, num imóvel que estava sendo utilizado pela Secretaria do Meio Ambiente. O vereador enfatizou que a implantação desses espaços para os motoboys é imprescindível e, em breve, também será criado um espaço na Avenida Itavuvu.

Causa animal – A causa animal – que tem sido objetivo de projetos de lei, requerimentos e outras ações do vereador – também foi abordada por Fausto Peres na entrevista. A criação da Comissão Permanente do Bem-Estar Animal foi desmembrada da Comissão do Meio Ambiente por iniciativa de Fausto Peres, que será seu presidente, uma vez que a comissão foi recentemente instalada, sendo composta também pela vereadora Iara Bernardi (PT) e pelo vereador Cristiano Passos (Republicanos). O vereador também foi o autor da criação da Patrulha Animal.

Por fim, Fausto Peres também lembrou que, por sua iniciativa e aprovação da Câmara, foi incluída no calendário oficial de Sorocaba a Maratona 42K. “Estive no domingo de manhã, no Parque das Águas. Mais de 3 mil maratonistas vieram de outros Estados para Sorocaba e ficaram hospedados nos hotéis da cidade no último final de semana. Tive a informação de que foram alugados 1.800 apartamentos em Sorocaba para esses finais de semana. Isso significa mais receita para o município”, enfatizou Fausto Peres, cuja entrevista à Rádio Câmara já está disponível nas redes sociais.