02/12/2022 10h54

Artista falou sobre carreira, orçamento da Secult e necessidade de valorização da cultura

A cantora e produtora Márcia Mah participou do programa Manhã Câmara, da Rádio Câmara Sorocaba, desta sexta-feira, 2, sob o comando de Priscilla Radighieri e Marcelo Araújo. Durante o programa, a artista falou sobre carreira e sobre o movimento do setor cultural por mais recursos públicos para a área.

Desde menina envolvida com arte, Márcia Mah lembrou sua trajetória e estreia em turnê pelo interior, aos 17 anos. Também comentou a produção de seus quatro álbuns gravados e as parcerias artísticas firmadas durante sua carreira. O último álbum, Prismah, reúne clipes dirigidos por Ricardo Camargo e gravados em diversos locais, inclusive no litoral sul. “A gente fez em lugares incríveis, em locações como a Ilha do Cardoso. É um disco belíssimo e está disponível no Youtube, como todos meus trabalhos”, reforçou, destacando a participação de diversos artistas na produção.

Sobre a destinação de verbas para a cultura, a artista falou sobre o trabalho do grupo Fórum Permanente de Cultura de Sorocaba em prol do setor e o contato que tem tido com a Câmara e o Executivo, em reuniões e na discussão do orçamento. “Estamos passando por esse rito, esse exercício de cidadania. Até porque muitos vereadores não conhecem os artistas e muitos artistas não conhece o trabalho do Legislativo, então esse trabalho, esse contato, tem sido muito positivo”, disse.

Márcia Mah explicou que o grupo entregou um estudo orçamentário para a Comissão de Cultura e Esporte da Câmara, que é presidida pelo vereador Fausto Peres (Podemos) e composta ainda por Fabio Simoa (Republicanos) e Silvano Jr. (Republicanos), e também para o líder do Governo, vereador João Donizeti (PSDB), que tem feito a ponte junto ao prefeito. Os artistas pleiteiam a manutenção do mesmo orçamento de 2018 para a pasta.

Ocupação artística - A produtora também falou sobre o movimento de ocupação artística que vem sendo desenvolvido pelo Fórum, inclusive na Praça Frei Baraúna, defendendo que o prédio do antigo Fórum Velho seja restaurado e permaneça para a Cultura. No Dia de Finados, o local foi escolhido para uma homenagem aos artistas sorocabanos já falecidos, reunindo familiares e apresentações musicais.

“A cultura é a alma de um povo, representa os valores, as relações, os afetos e todos esses artistas foram pessoas que contribuíram para o que nós somos, nossa identidade sorocabana. Então, foi uma homenagem e ao mesmo tempo um protesto contra o cancelamento que a cultura vem vivendo nos últimos anos, com cada vez menos verbas”, afirmou. No próximo domingo, dia 4, a partir das 14h, será realizado outro evento na praça, para marcar a passagem do Dia do Samba.

A cantora e produtora encerrou falando sobre seu novo trabalho, “Bioma Musical”, que busca despertar o público para a riqueza natural e cultural das diversas regiões do país. Transmitido ao vivo, o programa Manhã Câmara, com a artista já está disponível nas redes sociais do Legislativo e será reprisado na grade da TV Câmara.