02/12/2022 11h25
atualizado em: 02/12/2022 11h42

O vereador do União Brasil concedeu entrevista ao programa “Bate-Papo com os Vereadores, quando também falou de suas emendas parlamentares

Creche do Idoso, a importância das redes sociais como ferramenta do trabalho parlamentar, as emendas que destinou para a saúde e área social e as demandas da cidade, especialmente da região da Vila Helena, foram algumas das questões abordadas pelo vereador Rodrigo do Treviso (União Brasil) em entrevista concedida ao programa “Bate-Papo com os Vereadores”, da TV Câmara, na manhã desta sexta-feira, 2. No programa conduzido por Carlos Garbo, o vereador também fez um análise das eleições e disse acreditar que a eleição de Tarcísio de Freitas para o governo do Estado será positiva para Sorocaba.

A exemplo dos demais vereadores, Rodrigo do Treviso dispôs de aproximadamente R$ 1,9 milhão em emendas no orçamento para o próximo ano, sendo metade deste montante destinado à saúde. O vereador conta que, além das emendas para a saúde, também destinou recursos para várias entidades assistenciais, que, no seu entender, prestam um serviço inestimável para a sociedade, em diversas áreas, como no amparo a pacientes com câncer e seus familiares.

Emendas do esporte – Treviso disse que também procurou destinar recursos para o esporte, que, no seu entender, está intimamente associado à saúde e à educação, uma vez que também contribui com a formação dos jovens. O vereador também falou sobre o problema da final da Taça Cidade, que está sem um local adequado para a realização da partida entre os times do Vila Helena e Enquadros capaz de comportar a torcida de ambas as equipes. O parlamentar teme que não ocorra a final do campeonato na cidade e acredita que faltou o devido planejamento por parte da Secretaria de Esportes.

Moradores da Vila Helena solicitaram ao vereador a volta da “Quadrinha”, um projeto social que era realizado na Vila Helena e atendia diversos segmentos, como idosos, pacientes da saúde mental, entre outros. O parlamentar disse que está trabalhando para retomar essas atividades no bairro e elencou outras ações de seu mandato na região, entre elas, uma operação tapa-buracos que foi realizada no Parque São Bento, a seu pedido. Também disse esperar que o projeto da Prefeitura para as unidades do Sabe-Tudo volte a colocar essas unidades a serviço do cidadão.

Horário de ônibus – Rodrigo do Treviso explicou o Projeto de Lei nº 169/2022, de sua autoria, que torna obrigatória a divulgação nos terminais de ônibus e em todos os pontos dos horários e itinerários dos ônibus do transporte coletivo urbano de Sorocaba, com o objetivo de facilitar o trajeto dos passageiros. O vereador salientou a importância de seu projeto de lei, que já foi aprovado em definitivo na Câmara Municipal e segue para a sanção ou veto do prefeito.

O vereador também falou sobre um requerimento de sua autoria, indagando sobre o efetivo cumprimento da Emenda Constitucional nº 120, de 5 de maio de 2022, que fixou o piso salarial nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias em dois salários mínimos, bem como a concessão do adicional de insalubridade em razão dos riscos inerentes às funções desempenhadas, aposentadoria especial e, somado aos seus vencimentos, adicional de insalubridade.

Creche do Idoso – O parlamentar lembrou que o primeiro projeto que protocolou na Câmara Municipal diz respeito à implantação da Creche do Idoso, uma vez que muitas famílias saem para o trabalho, mas não têm como pagar um cuidador nem dispõe de um local para deixar o idoso, de tal modo que ele conte com o devido acompanhamento. Segundo o vereador, o prefeito Rodrigo Manga se dispôs a encampar a proposta.

Rodrigo do Treviso também defende a implantação de módulos do Poupatempo em todas as Casas do Cidadão. “Isso vai facilitar a vida de quem mora nos bairros e muitas vezes está desempregado, com dificuldade de tomar um ônibus para ir atrás de um documento no Poupatempo”, afirma o vereador, que também discorreu sobre seu projeto de hortas comunitárias e de revitalização da região da via férrea. Na entrevista, que já está disponível nas redes sociais, o vereador também respondeu a diversas indagações de munícipes, com sugestões e demandas, especialmente da região da Vila Helena.